Dorival se diz orgulhoso por sacrifício do Corinthians em título e mira reafirmação: “Ninguém acreditava” | OneFootball

Dorival se diz orgulhoso por sacrifício do Corinthians em título e mira reafirmação: “Ninguém acreditava” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·01 de fevereiro de 2026

Dorival se diz orgulhoso por sacrifício do Corinthians em título e mira reafirmação: “Ninguém acreditava”

Imagem do artigo:Dorival se diz orgulhoso por sacrifício do Corinthians em título e mira reafirmação: “Ninguém acreditava”

O técnico Dorival Júnior se disse muito orgulhoso por estar à frente do Corinthians após o sacrifício feito por todo o elenco na conquista da Supercopa do Brasil contra o Flamengo por 2 a 0, neste domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Em meio à preparação para a final, o treinador revelou que jogadores e funcionários foram acometidos por uma crise de virose. Um dos atletas que mais sentiu a condição física foi Yuri Alberto.

“É uma situação que foge muito ao contexto, mas mais cedo ainda estávamos buscando informações do que colocaríamos em campo, tanto é que só anunciamos a escalação aos atletas na palestra das 11h30. Tivemos 11 jogadores com esse problema, agravados em razão de alguns serem atletas do mesmo setor, então não podia arriscar de colocar dois jogadores no mesmo setor, porque não sabíamos o que iria acontecer. Tivemos que buscar as melhores alternativas, o trabalho do DM foi convincente e presente. Repetimos com intensidade o que queríamos”, destacou o treinador.


Vídeos OneFootball


“Depois, passamos aos jogadores que não havia estado na parte da manhã, memorizaram alguns movimentos. Mas não foi fácil. As decisões foram bem difíceis em razão de tudo que acabou acontecendo. Alguns jogadores em situação mais comprometida. Por isso que falei do orgulho em estar à frente dessa equipe, porque a resposta desses caras foi impressionante, passando por cima de muitas situações. Eu já não tinha a expectativa de contar com três que finalizaram a partida”, acrescentou.

Esse é o segundo título de Dorival Júnior desde a chegada ao Corinthians, em abril do ano passado. Na temporada anterior, quando ninguém tratava o Timão como candidato ao título, o treinador bateu no peito e disse que levaria o time à conquista da Copa do Brasil ainda no vestiário do Maracanã. Meses depois, o Alvinegro sagrou-se campeão em cima do Vasco no mesmo estádio.

Dorival creditou à virada de chave a todos os funcionários que estão no dia a dia no CT Dr. Joaquim Grava. O comandante revelou incômodo com a onda de notícias negativas que assolavam o clube em sua chegada e transformou a mentalidade do time, blindando o elenco ao lado de Fabinho Soldado, ex-diretor de futebol.

“Tem muito trabalho em cima e de muitas pessoas. Não só da comissão, do Dorival. É um trabalho muito sério de uma reestruturação. Desde o primeiro dia que cheguei aqui, me incomodava ouvir as notícias negativas do clube todas as semanas. Inclusive, falei isso para o presidente logo no início. Quando houve a alteração, também falei ao Osmar. Precisávamos zerar um pouco essas notícias ruins. Precisávamos de um fato novo, um novo momento, trabalhar mais para encontrar um caminho um pouco mais limpo, para focar apenas no dia a dia do CT, pensando única e exclusivamente no melhor para os atletas. Da parte deles, eles entenderam isso, que teriam uma responsabilidade muito grande pela frente”, explicou.

“A conquista da Copa do Brasil não é aleatória, da maneira como foi, fazendo resultados muito interessantes contra grandes rivais. É uma somatória de tudo que foi desenvolvido no ano passado. Por isso que eu falava que, dentro do Brasileiro, os resultados não espelhavam o que o Corinthians vinha fazendo. Víamos coisas boas acontecendo. Tivemos inúmeras dificuldades que comprometeram muito o andamento da equipe ao longo do processo. Mas fico muito feliz a participar de uma recuperação de um clube que ninguém acreditava. Os jogadores foram muito fiéis a isso. Me sinto orgulhoso de estar a frente de um elenco que se dispôs a ir buscar, mesmo não tenho o reconhecimento que muitos tiveram. Provocamos uma situação em que merecemos esse momento tão importante”, completou.

Olhar para frente

Mesmo com duas conquistas importantes à frente do Corinthians, Dorival quer mais. O treinador deixou claro que o clube não pode “sentar em cima” dos dois títulos.

“É um trabalho em equipe, não solitário. Todos se entregaram muito, temos uma equipe muito competente por trás. Um grupo de analistas que já estão debruçados sobre o próximo adversário, nos passam subsídios a todo momento, buscando alternativas para proporcionar situações positivas dentro da partida. Estudamos muito a equipe do Flamengo”, disse o técnico alvinegro.

“É um momento importante do Corinthians, de uma busca por uma nova identidade, uma reafirmação em todo o processo. É isso que espero que aconteça daqui para frente, que não fiquemos parados em cima desses dois títulos, nos mexendo a todo momento para reencontrar a melhor condição possível e fazer de 2026 um ano muito importante para a reestruturação completa da equipe e torcendo pela recomposição do clube”, finalizou.

Próximos jogos do Corinthians

  1. Corinthians x Capivariano (sexta rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 05/02 (quinta-feira), às 20h30 (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  1. Corinthians x Palmeiras (sétima rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 08/02 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Saiba mais sobre o veículo