Gazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025
Dunga entra no Salão da Fama do Futebol no México; Tita é homenageado

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025

O brasileiro Dunga, o colombiano René Higuita e o espanhol Iker Casillas lideraram a décima terceira cerimônia de investidura de 18 novas figuras no Salão da Fama do Futebol Internacional, realizada na noite de terça-feira em Pachuca (México).
Carlos Caetano Bledorn Verri “Dunga”, campeão do mundo com o Brasil em 1994, expressou sua gratidão: “É um dia muito especial por fazer parte das lendas do futebol. É um prazer retornar ao México, onde iniciou minha história com a seleção brasileira em 1983, quando ganhamos o Mundial Sub-20”.
“Estou um pouco nervoso; é melhor estar em um terreno de jogo diante de cem mil espectadores. Este cenário intimida”, confessou o Loco Higuita, icônico goleiro da seleção colombiana, ao receber seu galardão. “Ingressar no Salão da Fama do Futebol Internacional é um dos maiores honores da minha vida.”
Higuita acrescentou: “A incredulidade me invade por estar em um recinto onde já se encontram figuras como Beckham, Beckenbauer, Hugo Sánchez, Maradona, Zico, Javier Aguirre, Cruyff, Valdano, Platini, Pelé e Zidane, entre outros”.
Iker Casillas, campeão europeu e mundial com a Espanha, destacou: “Esta investidura é muito importante para mim. Não sei se serei o mais jovem de todas as ilustres lendas que estão aqui, mas é uma grande honra compartilhar com todos eles”.
Também foram incluídos o ex-atacante uruguaio Diego Forlán, campeão da Copa América (2011) e melhor jogador da Copa do Mundo de 2010; o ex-zagueiro holandês Ronald Koeman, vencedor da Liga dos Campeões com o Barcelona (1992) e da Eurocopa com a Holanda (1988); e o atacante inglês Gary Lineker, artilheiro do Mundial do México de 1986.
A categoria nacional incluiu cinco mundialistas mexicanos: os meio-campistas Miguel España (1986), Ignacio Ambriz (1994) e Gerardo Torrado (2002, 2006 e 2010), além dos atacantes Luis Flores (1986) e Juan Francisco Palencia (1998 e 2002).
Neste apartado nacional, foi incluído o ex-meia brasileiro Milton Queiroz “Tita”, uma das figuras históricas do León, com o qual ganhou um campeonato de liga. O ex-jogador de Flamengo e Vasco também conquistou a Copa América (1989) com o Brasil e a Copa Libertadores em duas ocasiões: com o Rubro-Negro carioca (1981) e o Grêmio (1983).
A décima terceira geração de investidos incluiu dois decanos do futebol nacional e dois internacionais.
Os dois nacionais foram atacantes artilheiros do futebol local: o mexicano Bernardo Hernández pelo Atlante (1967-1968) e o chileno Osvaldo “Pata Bendita” Castro pelo América (1973-1974).
Os decanos internacionais são Pirri, ex-volante espanhol multilaureado com o Real Madrid, e o lendário ex-goleiro argentino Ubaldo Fillol, campeão mundial com a Argentina (1978).
“Estou realmente emocionado, contente e feliz. Estar no Salão da Fama é algo que realmente eu sonhava. Quero compartilhar este hermoso prêmio com meus companheiros e corpo técnico daquela hermosa seleção de 1978 que deu o primeiro título mundial ao meu país”, pontuou o Pato Fillol.
O futebol feminino registrou dois ingressos: Guadalupe Tovar, capitã da seleção mexicana vice-campeã na Copa do Mundo de 1971, e a lendária Abby Wambach, maior artilheira dos Estados Unidos, com quem ganhou o Mundial (2015) e o ouro olímpico em Atenas 2004 e Londres 2012.
O Salão da Fama do Futebol Internacional foi inaugurado em 2011 em Pachuca e conta com o aval da FIFA.









































