Esporte News Mundo
·04 de abril de 2025
“É desgastante”, declara Palmeiras em nota após novos casos de racismo na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·04 de abril de 2025
— Continua depois da publicidade —
O Palmeiras venceu o Sporting Cristal, do Peru, por 3 a 2, na última quinta-feira (3), na estreia pela Libertadores. Entretanto, a vitória alviverde ficou marcada por ataques racistas vindos de torcedores do time adversário.
Após o fim da partida, um torcedor do Sporting Cristal foi flagrado imitando um macaco em direção a torcida do Palmeiras. O vídeo foi gravado pelo influenciador palmeirense Rodrigo Wirth, que estava no jogo, e apontou o momento exato que o torcedor fez os gestos racistas.
“E mais uma vez… Vocês são sujos”, escreveu Rodrigo Wirth na legenda do vídeo publicado em seu Instagram. Logo após a postagem, vários seguidores começaram a enviar mensagens de apoio ao torcedor.
Após grande repercussão, o Palmeiras se pronunciou oficialmente através das suas redes sociais, repudiando o caso.
É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.
A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.
Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.
Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.
A Libertadores está ainda na fase de grupos, mas este já é o segundo caso de racismo contra Clubes Brasileiros. O primeiro caso de racismo aconteceu na partida de quarta-feira(02), entre Talheres e São Paulo, onde a torcida do Tricolor Paulista também foi vitima de gestos racistas por parte da torcida Argentina.
Clique para comentar
Ao vivo