Zerozero
·05 de fevereiro de 2026
É por isto que lhe chamamos a magia da Taça!

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·05 de fevereiro de 2026

É por isto que chamamos de magia da taça. Houve emoção até ao prolongamento, com o AFS a recuperar de um 2-0. Cheirava a desempate por grandes penalidades, mas Geny Catamo fez magia como bem sabe e, aos 117', colocou o Sporting nas meias finais da Taça de Portugal, onde vai encontrar o rival FC Porto.
Rui Borges havia prometido «algumas» mexidas, mas surpreendeu, revolucionou e mexeu em sete peças no onze inicial, para combater o congestionamento do calendário, ainda para mais antes de um importante Clássico. Contudo, do outro lado, mesmo estando em situação bem distinta na época, João Henriques fazia parecido.
Com o país a sofrer com as cheias - embora a chuva tenha abrandado em Lisboa esta quinta-feira -, Alvalade apresentou-se para este importante jogo muito despida - quiçá por causa do horário e dia do jogo também - e viu a sua equipa assumir o favoritismo esperado. De resto, o AFS assumiu cedo um bloco baixo, sobrepovoando o corredor central, por forma a tentar evitar a ligação interior leonina. O Sporting aproveitou e foi tendo bola, embora demorando a acelerar processos.
Apesar dessa lentidão, a verdade é que os comandados de Rui Borges estavam por cima. Abusaram da tentativa de jogo direto nas diagonais, quase sempre por Gonçalo Inácio, e Francisco Trincão esteve algo apagado enquanto esteve na esquerda. Por isso, coube ao reforço Luís Guilherme entusiasmar na direita e foi precisamente o brasileiro - depois de alguns avisos - a inaugurar o marcador, aos 29'. O ex-West Ham aproveitou uma boa transição, e alguma passividade defensiva, recebeu na direita da área, puxou para o meio e fez o 1-0.
Apesar do rumo da 1ª parte, a eliminatória estava longe de resolvido, mas o Sporting não demorou em mudar isso mesmo. Logo aos 49', Mangas combinou com Luís Guilherme na esquerda, cruzou tenso para a pequena área e o central Paulo Vitor foi infeliz e introduziu a bola na própria baliza. Quiçá em busca de resposta, quiçá em busca de gerir esforço, João Henriques respondeu prontamente e mexeu em três peças, todas viradas para o ataque, e a verdade é que a equipa tentou acelerar processos, o que abriu o jogo.
Isto fez bem aos visitantes, que, aos 64', acordaram para o jogo, depois de uma mão na bola de Hjulmand na área leonina, que resultou no 2-1, de penalidade, por Pedro Lima. Com o AFS mais atrevido, o público sentiu a tensão da margem mínima e Rui Borges também, tentando controlar melhor o jogo com bola ao colocar Pote e João Simões no miolo, até porque o controlo da maioria da posse prosseguia do leão. Mais tarde, aos 77', foi a vez do «líder» Nuno Santos voltar a jogar pela equipa principal, mais de 450 dias depois, para explosão de alegria do estádio.
O último quarto de hora foi tenso, pela margem mínima no marcador, e não melhorou pela ineficácia leonina, visto que o Sporting estava a aproveitar o «novo» espaço nas alas para criar enorme perigo, mas ia travando em Bertelli. A tensão chegou a níveis máximos em cima dos 90', quando o VAR «encontrou» nova grande penalidade para o AFS, por falta de Vagiannidis na área leonina: o experientíssimo Nenê não perdoou e fez o 2-2.
Os descontos foram de loucos. Começaram com esse empate, tivemos uma lesão gravíssima de Antoine Baroan - que teve mesmo de sair de maca -, que deixa qualquer um de coração nas mãos, e seguiram-se minutos de pressão total por parte do Sporting. Houve, de resto, tempo para o VAR analisar um possível penálti para os leões, mas não foi assinalado e nada desfez o empate. Seria necessário prolongamento.
Ao longo do prolongamento, o Sporting foi insistindo, perante o «autocarro» do AFS. Rui Borges também tentou dar vida à equipa com as entradas de Maxi Araújo e Geny Catamo. A cada minuto, o sufoco leonino era maior e o nervoso miudinho virava graúdo. As oportunidades iam-se acumulando e parecia impossível desfazer o empate, pelo que cheirava cada vez mais a grandes penalidades.
Contudo, aos 117', quando já poucos acreditavam, Catamo soltou o génio e, numa jogada estonteante, disferiu um míssil na direita da área e fez o 3-2, para Alvalade explodir. O Sporting conseguiria mesmo a vitória e marca encontro com o FC Porto nas meias finais da Taça.
(Em atualização)
Simão Bertelli (AFS): num jogo impróprio para cardíacos, valeu o guardião brasileiro para a sua equipa levar tudo a prolongamento. Apesar das muitas perdas de tempo, que exibição.
Luís Guilherme (Sporting): foi o principal dinamizador da equipa na sua pior fase e acaba por ser importante com o seu primeiro golo de leão ao peito. É uma bela aquisição.
Geny Catamo (Sporting): o caso parecia mal parado, mas bastou-lhe uns minutinhos para espalhar magia e ser decisivo em grande estilo. Impacto imediato.
Luis Suárez (Sporting): teve uma exibição para esquecer a nível da finalização, embora com grande culpa de Bertelli. Ligou bem o jogo com os colegas, como é seu apanágio, mas falhou golo atrás de golo. E se a maioria tem mérito de Bertelli, há um par delas que não pode mesmo falhar.
O árbitro André Narciso teve uma exibição sóbria, deixou o jogo correr e foi bem auxiliado pelo VAR nas duas grandes penalidades do AFS. A ponta final não lhe facilitou o trabalho, mas agiu corretamente.

Onze do Sporting:
João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili, Francisco Trincão, Daniel Bragança, Luís Guilherme, Luis Suárez

Onze do AFS:
Simão Bertelli, Cristian Devenish, Paulo Vitor, Leonardo Rivas, Gustavo Mendonça, Roni, Ángel Algobia, Pedro Lima, Guilherme Neiva, Diego Duarte, Tomané

Recorde-se que o vencedor desta eliminatória defrontará o FC Porto nas meias finais
1':

Começou a partida!
15':

AFS: Gustavo Mendonça
foi bem desmarcado na esquerda, entrou na área e rematou forte e rasteiro, mas saiu à figura de Virgínia
16':

Sporting: Luís Guilherme
recebeu na direita da área, puxou para o meio e encheu o pé, mas acertou num defesa
28':

Sporting: Luis Suárez
que perigo! O colombiano foi desmarcado por Hjulmand na esquerda, entrou na área, puxou para o meio, depois de driblar um defesa, e rematou para grande defesa de Bertelli. Na recarga, Luís Guilherme ainda acerta noutro defesa.
29':

GOLO Sporting! Luís Guilherme marca
Luís Guilherme marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) Luís Guilherme marcou o seu 1º golo na equipa (5 jogos)
Marca o Sporting! Os leões saíram na transição, Hjulmand serviu Luís Guilherme na direita da área e este puxou para o meio, aproveitando alguma passividade defensiva, e rematou cruzado para o 1-0
45':

Sporting: Luis Suárez
ui ui! Que combinação com Trincão fora da área, o colombiano surge na cara do golo e Bertelli faz uma defesa estrondosa
45':

Daniel Bragança (Sporting) remata à barra!!!
Na sequência da chance de Suárez, o colombiano cruzou, Bertelli desviou e Bragança rematou de primeira, acertando na barra
45 +2':

1ª parte de sentido único, mesmo sem o Sporting acelerar muito. O AFS jogou em bloco baixo e o Sporting foi acampando no meio campo ofensivo. Sempre que os leões abandonaram o jogo direto em busca das costas adversárias e aceleraram ligeiramente a posse, criaram chances, especialmente pelo irreverente Luís Guilherme, que marcou o merecido golo.
49':

GOLO Sporting: Paulo Vitor marca na própria baliza!
Amplia o Sporting! Mangas combinou bem com Luís Guilherme na esquerda e cruzou rasteiro para a pequena área, onde surgiu um defesa, infeliz, a cortar para a própria baliza
53':

Sporting: Luis Suárez
pertíssimo! Luís Guilherme arrancou pela esquerda, cruzou tenso e o colombiano desviou em rotação. Passou perto
60':

AFS: Ángel Algobia
recebeu à entrada da área, depois de um grande trabalho de Tunde, e encheu o pé, mas Hjulmand fez um corte espetacular
61':

VAR analisa:
possível grande penalidade a favor do AFS, por alegada mão na bola
64':

GOLO AFS: Pedro Lima marca de grande penalidade!
Pedro Lima marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
Bola para um lado, João Virgínia para o outro e está feito o 2-1. Eliminatória relançada
82':

Sporting: Pedro Gonçalves
que perdida! Nuno Santos foi muito bem desmarcado na esquerda da área, serviu o colega com uma bola no ar e este, à boca da baliza, perante a pressão, rematou ao lado
88':

Sporting: Luis Suárez
que perdida! Nuno Santos foi muito bem desmarcado na esquerda, cruzou rasteiro e o colega rematou para grande defesa. No entanto, havia fora de jogo
89':

VAR analisa:
possível nova grande penalidade para o AFS
90 +2':

GOLO AFS: Nenê marca de grande penalidade!
Nenê marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Está feito o empate! Virgínia ainda acertou no lado, mas o experiente Nenê faturou e fez o 2-2
90 +14':

VAR analisa:
possível grande penalidade a favor do Sporting
90 +15':

AFS: Óscar Perea
entrou bem na área leonina e tinha tudo para marcar, mas rematou à figura
90 +16':

Sporting: João Simões
foi servido no coração da área e tinha tudo para marcar, mas acertou num defesa
97':

GOLO INVALIDADO Sporting:
por fora de jogo de Luis Suárez no momento do passe
Vagiannidis desmarcou bem o colega e este marcou, mas estava fora de jogo
100':

AFS: Óscar Perea
arrancou em velocidade por aí fora e só um grande corte de Quaresma impediu o golo
104':

Sporting: Luis Suárez
respondeu ao bom cruzamento de Faye na direita e surgiu ao segundo poste a cabecear, mas um defesa cortou em cima da linha
108':

Sporting: Luis Suárez
que perdida enorme!! Geny teve um trabalho espetacular na direita, entrou na área e cruzou tenso. O colombiano só tinha de encostar, mas acertou mal e permitiu a enorme defesa de Bertelli
112':

João Simões (Sporting) remata à barra!!!
O médio luso rematou de fora da área e viu Bertelli defender para a barra
113':

Sporting: Eduardo Quaresma
respondeu ao canto na esquerda e surgiu ao primeiro poste a cabecear para mais uma enorme defesa de Bertelli
117':

GOLO Sporting! Geny Catamo marca
Geny Catamo marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Que golaço!!! Geny Catamo recebeu na direita, driblou por entre vários adversários, entrou na área, puxou para o pé esquerdo e disferiu um autêntico míssil para fazer o 3-2!!!
120 +3':

O árbitro apita para o final da partida!
Melhor em campo:

Simão Bertelli (AFS) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Num jogo impróprio para cardíacos, valeu o guardião brasileiro para a sua equipa levar tudo a prolongamento. Apesar das muitas perdas de tempo, que exibição.








































