Fala Galo
·21 de novembro de 2025
Edgar relembra primeira final entre Atlético e Lanús, em 1997

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·21 de novembro de 2025

Por Jonatas Berto
Presente em uma das grandes conquistas internacionais da história do Atlético, o ex-zagueiro Edgar relembrou como foi a final da Copa Conmebol de 1997. No primeiro embate entre Galo e Lanús valendo uma taça, o Alvinegro levou o título. Goleada por 4 a 1 na Argentina, e um empate por 1 a 1, em Belo Horizonte.
“É inevitável não lembrar do pós-jogo, porque foi um momento realmente de grande tensão. O engraçado é que o jogo estava transcorrendo numa tranquilidade absurda, a equipe deles estava fazendo um jogo leal, sem muita pancadaria, o nosso time era muito técnico, fazendo um jogo de alto nível. O que aconteceu é que o jogo acabou, aí começou aquela confusão absurda, do nada, que ninguém entendeu. E foi um momento muito tenso naquele dia, pra gente, porque foi perigoso mesmo”, relata Edgar.

Galo x Lanús, 1997
O ex-camisa 5 do Galo revelou que superar a briga valeu a pena, pois o elenco de 1997 acabou marcado, para sempre, na história da instituição: “Ao final de tudo, valeu a pena demais. Eu passaria de novo, para poder ter a sensação de sair dali vencedor, e ter a possiblidade de levantar um troféu pelo Atlético novamente. Jogar aqui, envergar essa camisa, e ganhar título aqui, é diferente. Valeu muito a pena”.
Depois de 1997, brasileiros e argentinos voltaram a se enfrentar em 2014, pela Recopa Sul-Americana. Também deu Galo na cabeça: 1 a 0 fora de casa, e um emocionante 4 a 3 no Mineirão, com direito a dois gols na prorrogação. A final de sábado será a terceira decisão entre Atlético e Lanús, num espaço de 28 anos.









































