Eduardo Affonso expõe bastidores do São Paulo antes de encarar Flamengo | OneFootball

Eduardo Affonso expõe bastidores do São Paulo antes de encarar Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·10 de julho de 2025

Eduardo Affonso expõe bastidores do São Paulo antes de encarar Flamengo

Imagem do artigo:Eduardo Affonso expõe bastidores do São Paulo antes de encarar Flamengo

O Campeonato Brasileiro finalmente recomeça para o Flamengo, e o clube enfrenta o São Paulo no Maracanã. A partida de sábado (12), que acontece às 16h30 (horário de Brasília), é de recomeço para o adversário e manutenção da liderança para o Rubro-Negro.

Para falar sobre o momento do time adversário, Eduardo Affonso, renomado jornalista da ESPN, especializado na cobertura do São Paulo, conversou em exclusividade com o MundoBola Flamengo para trazer detalhes do momento vivido pelo time tricolor.


Vídeos OneFootball


O time paulista está de técnico novo, e Hernán Crespo tenta colocar a equipe no eixo após a saída de Zubeldía. O recomeço era esperado pelos tricolores, mas também significa que o Flamengo de Filipe Luís enfrenta um time ainda se reorganizando e assimilando as ideias do novo treinador.

Crespo quer jogar com três zagueiros

É lógico que o esquema de jogo do São Paulo contra o Flamengo ainda será definido, assim como a escalação. Mas já dá para imaginar uma equipe com três zagueiros, já que o argentino falou sobre a pretensão de jogar dessa forma antes mesmo de assinar com os paulistas.

"Esse retorno do Crespo começou logo na conversa com a diretoria dizendo que mudaria o esquema de jogo. O Zubeldía usava o 4-2-3-1. Variando. Poucas vezes com três zagueiros. A grande mudança seria jogar com três zagueiros, disse o Crespo. Tem treinado assim. Com isso, ele monta uma linha no meio-campo que conta com dois reforços importantes: o Marcos Antônio e o Oscar, que ficaram machucados nos últimos jogos do Zubeldía", inicia.

A grande dúvida fica para os jogadores de lado de campo, já que os laterais são-paulinos têm ido mal na temporada.

"Os três alas à disposição não atravessam boa fase. Wendell é o mais contundente, é quem pode se apresentar melhor no 3-5-2. Na direita, só tem o Cédric. O Enzo Díaz até mostrou algum tipo de conforto em uma linha de quatro no meio-campo", comenta.

São Paulo tem problemas no ataque

Os maiores problemas de Crespo para o jogo são ofensivos, como conta Eduardo Affonso.

"No ataque, o time vai estar bem desfalcado. O Lucas e o Ferreirinha devem ficar no banco de reservas. A parte física é bem comprometedora. E o Luciano está suspenso. Então, ele não vai ter um jogador de costurar defesa. Embora diga que vai aplicar um esquema ofensivo, para esse primeiro jogo, faltam peças no setor ofensivo. Não tem homem de lado. Lucas Ferreira é dúvida. Falta o cara que costura, pelo lado, a defesa adversária", diz o jornalista.

A situação física dos jogadores de ataque preocupam, e Crespo deve ter muitas dificuldades para manter um time competitivo na frente.

"O Oscar vai dar mais ofensividade na equipe. No ataque, faltam os principais jogadores. Vamos supor que em determinado momento ele tenha Lucas e Ferreirinha. Na parte técnica, pode até tentar algo mais útil. Mas não dá para pensar em 90 minutos. Aí sobra pouca coisa", opina.

Luciano e Calebe são desfalques e dificultam ainda mais as decisões do novo técnico do São Paulo.

"André Silva vinha sendo titular, mas muito contestado. O Ryan Francisco e o Henrique Carmo deverão ser reservas. Fica a dúvida se o Lucas Ferreira vai ter condições de jogo. É um jogador que faz a diferença, procura o mano a mano. Tem uma boa avaliação jogando pelo lado. A falta que o Luciano e o Calebe vão fazer é gigante. Crespo disse que Luciano é seu homem gol", diz.

Eduardo Affonso faz aviso a Filipe Luís: 'Flamengo pode explorar'

Questionado sobre os pontos fracos do São Paulo, o jornalista mostra que o momento de instabilidade faz com que o clube tenha muitos problemas.

"O São Paulo tem alguns pontos bem fracos. Diferentemente do Flamengo, que treinou e jogou no Mundial, o São Paulo teve férias por um tempo, voltou aos treinos sem suas principais peças. É um time que está abatido pela má colocação no Brasileirão", afirma.

Mas o fator psicológico é só uma parte do problema. Ainda tentando se encontrar com o novo treinador, o time segue com problemas físicos.

"Vai pegar um técnico novo, há um desentrosamento, mesmo com duas semanas de pré-temporada. Não dá para falar que o time já assimilou o que vai querer o Crespo nessa segunda passagem. Não vai ter todos os jogadores que voltaram do DM, 100%. Taticamente, um ponto que precisa ser melhorado, são as alas/laterais. Cédric foi muito mal nos últimos jogos", explica.

Finalmente, Eduardo Affonso aponta as laterais são-paulinas como principal ponto de fraqueza. Filipe Luís deve estar atento ao jogo pelos flancos se quiser agredir a equipe adversária.

"Enzo e Wendell, muito mal. Wendell está devendo, não fez uma grande partida. Aquele Wendell da Seleção Brasileira ainda está muito longe. E o time ficou muito vulnerável nas laterais, nos últimos jogos. Isso acabou comprometendo o sistema defensivo. Com três zagueiros, talvez com essa linha de cinco, como alas, talvez eles possam desenvolver um bom futebol. Mas acho que o Flamengo pode explorar bastante esses dois jogadores", avisa.

Pessimismo toma conta da torcida do São Paulo antes do jogo com o Flamengo

A visita do São Paulo ao Flamengo no Maracanã é cercada por dúvidas e, principalmente, por pessimismo da parte dos torcedores. Tudo começou com os resultados ruins antes da Copa do Mundo de Clubes.

"O torcedor do São Paulo vinha fazendo a diferença. Mas os resultados passaram a ser tão ruins que a expectativa do torcedor não é das maiores. O torcedor entende que era necessária uma mudança. Era meio que claro que a torcida queria mudança. O ponto favorável é que a torcida gosta muito do Crespo. O Crespo ganhou o Paulista em 2021, depois de nove anos sem ganhar nada", lembra.

A falta de reforços tem incomodado os torcedores, que não estão animados para o jogo no Maracanã.

"A torcida passou o mês criticando a diretoria, a falta de contratações. Está próximo do Gonzalo Tapia, mas não trouxe ninguém ainda. Está apostando em reforços que são do próprio grupo, jogadores do DM. Oscar, Lucas, Marcos Antônio e Ferreirinha. Não há um clima de otimismo, como se voltasse forte para enfrentar o Flamengo", continua.

No entanto, o momento é de união, e o desafio que se coloca a frente do São Paulo faz a torcida ser paciente.

"A torcida sabe, entende, e vai ter paciência porque o técnico é novo, que os três primeiros jogos são muito complicados. A torcida demonstra que vai ter paciência com comissão e jogadores, mas não com a diretoria. Não dá para falar que o jogo mexe com a cidade, com a torcida. O pessimismo é maior que o otimismo. Muito também pelo que representa o Flamengo no Campeonato Brasileiro", analisa.

Fôlego é novo, mas mental é dúvida para jogo no Maracanã

A principal diferença do São Paulo antes da Copa do Mundo de Clubes para o do atual momento é o fôlego. O time estava sobrecarregado pelo calendário, e agora, em tese, ganha gás para retomar a temporada.

"Fisicamente, não dá para falar que o São Paulo não está de fôlego novo. Se reapresentou no dia 26. Na semana passada, treinou seis dias seguidos, fez jogo-treino contra o Sub-20. É um time que descansou, está recuperado fisicamente. Precisava desse tempo. Dito isso, alguns jogadores, não podemos esperar muito fisicamente. Como os que voltaram do DM", afirma.

Por fim, o repórter aponta a parte mental como a principal questão do São Paulo para a sequência da temporada, já que o torneio ruim que o time vinha fazendo ainda pesa.

"Mentalmente, o São Paulo não está legal. Requer uma recuperação. Essa sequência, se o São Paulo conseguir bons resultados, jogar bem, mostrar que conseguiu assimilar um pouco, não ser derrotado, o time vai melhorar muito mentalmente. Mas vai precisar de um primeiro passo. É um time que saiu muito abatido das últimas partidas antes do Mundial", finaliza Eduardo Affonso.

Saiba mais sobre o veículo