oGol.com.br
·06 de fevereiro de 2026
Eficiência ao extremo: Chape deu cinco chutes ao gol no Brasileiro... e marcou cinco gols

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·06 de fevereiro de 2026

Cinco chutes, cinco gols. Os números resumem de forma objetiva a eficiência da Chapecoense no Brasileirão até aqui. Com 100% de aproveitamento nas finalizações que foram na direção do gol, a equipe catarinense chama atenção pelo desempenho raro e pouco comum no futebol.
Esta curiosa história começou a ser contada na estreia da competição. Diante de um Santos que ainda está à procura de uma identidade, o time comandado por Gilmar Dal Pozzo (conhecido por estruturar equipes que se destacam pela organização defensiva) foi certeiro e castigou o peixe com apenas quatro chutes certeiros.
Um no primeiro tempo, três no segundo. O necessário. Descidas ao ataque completamente objetivas, com chegada ao último terço com precisão e terminação implacável: 4 a 2 e vitória.
Na noite de ontem, em São Januário, o panorama foi ainda mais impressionante. Inferior tecnicamente ao Vasco, a Chapecoense sofreu os 90 minutos, baixou as linhas e viu Léo Vieira, o goleiro, ser o melhor jogador em campo.
Sem conseguir conectar as transições da estreia, o Verdão do Oeste precisou contar com o talento individual para manter a impressionante escrita neste início de Brasileiro: finalização na direção da meta, é gol! E assim foi.
Já nos acréscimos, numa cobrança de falta da intermediária, que parecia despretensiosa, Jean Carlos colocou a bola na gaveta, contou com alguma colaboração e fez a quinta finalização certa da Chape no Brasileiro se tornar o quinto gol.
A amostra é pequena, óbvio, mas a Chapecoense já nos trouxe um prato cheio e comprobatório de como o futebol é fascinante. A reflexão é simples e objetiva. Dentro das quatro linhas, o "pouco" às vezes é suficiente e a eficiência pode ser capaz de superar o volume.
Ao vivo


Ao vivo






































