Elenco do Palmeiras passa por antidoping surpresa da Conmebol em Lima | OneFootball

Elenco do Palmeiras passa por antidoping surpresa da Conmebol em Lima | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·28 de novembro de 2025

Elenco do Palmeiras passa por antidoping surpresa da Conmebol em Lima

Imagem do artigo:Elenco do Palmeiras passa por antidoping surpresa da Conmebol em Lima

A preparação do Palmeiras para a grande final da Libertadores teve um capítulo de fiscalização da Conmebol nesta semana. A Unidade Antidoping da entidade realizou controles de dopagem surpresa nos elencos do Verdão e do Flamengo, que se enfrentam neste sábado (29), às 18h, no Estádio Monumental de Lima.

A ação visa garantir a lisura e o fair play na decisão continental, seguindo rigorosamente o Plano de Controle Antidoping da entidade sul-americana.


Vídeos OneFootball


Como funciona o exame antidoping da Conmebol

Ao todo, foram coletadas 20 amostras de sangue somando os atletas das duas equipes. A Conmebol utiliza um sistema de "critérios de inteligência" para selecionar os jogadores testados. Isso significa que a escolha não é apenas aleatória, mas baseada no monitoramento do desempenho físico e estatístico dos atletas ao longo das fases anteriores da competição.

Segundo o regulamento da entidade, esses testes "fora de competição" podem acontecer a qualquer momento, sem aviso prévio. O objetivo central é proteger a saúde dos profissionais e assegurar a igualdade de condições na disputa pela taça.

A postura do Palmeiras foi elogiada. Em nota, a Conmebol destacou a conduta dos clubes:

"A Conmebol destaca a excelente colaboração de ambas as equipes, incluindo jogadores, equipe médica e comissões técnicas, o que permitiu que todas as atividades fossem realizadas de forma organizada, eficiente e satisfatória", publicou.

Palmeiras e Flamengo foram testados recentemente no Brasil

A tranquilidade vista em Lima contrasta com um episódio recente no futebol brasileiro. Em outubro, antes do confronto entre Palmeiras e Flamengo pelo Brasileirão, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) também realizou testes surpresa.

Na época, a comitiva de fiscalização compareceu à Academia de Futebol para testar o elenco alviverde, procedimento que o Palmeiras confirmou e realizou normalmente.

Já no Rio de Janeiro, a mesma ação gerou revolta no rival. O Flamengo emitiu uma nota oficial reclamando que a visita "desorganizou a rotina" e expôs a privacidade do elenco.

Desta vez, no cenário da Libertadores, o procedimento ocorreu sem intercorrências para a comissão técnica alviverde, que segue focada na estratégia para o jogo de sábado. Palmeiras e Flamengo decidem quem será o primeiro tetracampeão da Libertadores a partir das 18h (horário de Brasília).

Saiba mais sobre o veículo