AVANTE MEU TRICOLOR
·15 de julho de 2026
ELES NÃO DESISTEM: Justiça anula decisão sobre Taça das Bolinhas, e São Paulo e Flamengo seguem na briga

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·15 de julho de 2026

No início deste mês de julho, o Flamengo entrou novamente na Justiça para brigar pela polêmica Taça das Bolinhas com o São Paulo, troféu que os cariocas ainda choram com a CBF.
O clube do Rio de Janeiro apresentou recurso ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) pedindo efeito suspensivo para impedir a CBF de entregar a Taça ao Tricolor antes do final do processo ainda em curso na Justiça. E ele foi aceito.
O próprio Flamengo comunicou no começo da semana que a Justiça Federal de São Paulo reconsiderou a decisão que determinava a entrega da Taça das Bolinhas ao time do Morumbi.
Assim, o troféu segue sem dono. Após reexaminar o caso, a 12ª Vara Cível Federal de São Paulo revogou a ordem de entrega do troféu e indeferiu o pedido do Tricolor junto à CBF, reconhecendo que quem tem que decidir seu destino é a Justiça do Rio de Janeiro, informou o rival da disputa.
A polêmica da Taça das Bolinhas é bem antiga e vem se alongando há mais de uma década no cenário nacional, já com algumas decisões favoráveis ao São Paulo pela posse do troféu ainda em disputa jurídica. No entanto, o Flamengo se apega em novos recursos para tentar impedir, até que o caso seja definitivamente encerrado.
A honraria foi criada pela CBF para homenagear o primeiro clube a conquistar três títulos consecutivos ou cinco alternados do Campeonato Brasileiro. A confusão se dá pois os cariocas alegam ter alcançado o feito em 1987, ano em que a entidade máxima do Brasil não legitima o título nacional do Fla, e sim ao Sport.
Assim, destacou que o São Paulo, conquistando o penta nacional no Brasileirão de 2007, era o digno detentor da Taça das Bolinhas. Enquanto isso, a decisão segue se arrastando, e a Taça das Bolinhas continua sob posse da CBF, até que a Justiça, enfim, defina o São Paulo como seu legitimo detentor.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que a decisão da Justiça Federal de São Paulo que determinava a entrega da “Taça das Bolinhas” ao São Paulo Futebol Clube foi reconsiderada nesta segunda-feira (13/07), após recurso interposto pelo Flamengo.
Ao reexaminar o caso, a 12ª Vara Cível Federal de São Paulo revogou a ordem de entrega do troféu e indeferiu o pedido do São Paulo, reconhecendo que a competência para decidir sobre a destinação da Taça é da Justiça do Rio de Janeiro.
A Taça das Bolinhas permanece, portanto, sob depósito da Caixa Econômica Federal, exatamente como determinado pela Justiça fluminense. O Flamengo segue confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu.







































