Esporte News Mundo
·13 de outubro de 2025
Eliminatórias europeias: França e Suíça deixam a classificação escapar; veja os resultados

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·13 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
França e Suíça ficaram no empate e não conseguiram garantir sua classificação para a Copa do Mundo de 2026, nesta segunda-feira (13). Ambos empataram fora de casa e apenas vão decidir suas respectivas classificações na próxima Data FIFA de novembro.
A França visitou a Islândia, em Reykjavík, mas ficou apenas no empate por 2 a 2 com os nórdicos. Apesar da pressão francesa, foram os islandeses que abriram o placar com o zagueiro Pálsson na primeira etapa.
A pressão dos comandados de Didier Deschamps surtiu efeito no segundo tempo e os franceses viraram a partida em cinco minutos. Nkunku deixou tudo igual e Mateta virou para os azuis, mas os donos da casa empataram com Hlysson e, apesar do domínio francês, o placar não mudou.
O empate deixou o grupo D completamente embolado, com os franceses liderando com dez e a Ucrânia, que venceu o Azerbaijão nesta rodada, vindo logo atrás com sete. A Islândia está logo atrás, com quatro.
A Suíça era outra seleção que poderia garantir sua vaga nesta segunda-feira (13), mas empatou por 0 a 0 com a Eslovênia, fora de casa. Em campo, os suíços foram superiores, mas também não conseguiram ser muito perigosos no ataque e também pararam em Oblak nas poucas vezes que acertaram o alvo.
Com isso, seguem na liderança do Grupo B com 10 pontos, mas vem o Kosovo chegar na cola com sete. Os kosovares são a surpresa da chave e voltaram a vencer a Suécia, mas dessa vez por 1 a 0, em Gotemburgo.
A combinação de resultados não elimina os suecos nem os eslovenos, que ainda podem se classificar para a repescagem. No entanto, ambos teriam que vencer e torcer pelo tropeço do Kosovo.
No Grupo A, a Alemanha conquistou uma importante vitória ao vencer a Irlanda do Norte por 1 a 0, em Belfast, com gol de Woltemade, ainda no primeiro tempo. Em campo, as duas seleções fizeram um duelo com momentos distintos. Os alemães foram superiores no primeiro tempo e aproveitaram isso para abrir o placar com o atacante sensação do Newcastle.
Jogadores comemorando a vitória da Alemanha sobre a Irlanda do Norte (Foto: Charles McQuillan/Getty Images)
Na volta para o segundo tempo, os norte-irlandeses cresceram e chegaram perto de empatar, mas pararam em Baumann. Os comandados de Julian Naggelsman ainda poderiam ter ampliado, mas Adeyemi bateu para fora.
Apesar da vitória, a chave continua embolada, com Alemanha e Eslováquia empatadas com nove pontos na liderança, mas os alemães levam vantagem no saldo de gols. A Irlanda do Norte vem logo atrás com seis pontos, seguida por Luxemburgo, que ainda não pontuou.
A visitou Cardiff e conquistou uma importante vitória sobre o País de Gales por 4 a 2. Rondon abriu o placar para os Dragões, mas De Bruyne empatou e Thomas Meunier viraram na primeira etapa. O capitão dos Diabos Vermelhos ampliou, Broadhead chegou a dar emoção para a partida, mas Trossard marcou o quarto.
Jogando em casa, a seleção comandada pelo ex-meia do Liverpool Craig Bellamy começou sendo elétrica e abriu o placar com Rondo depois de um escanteio. No entanto, a partida mudou a favor dos belgas depois do pênalti de Ampadu, que foi convertido com categoria por De Bruyne e, na sequência, Meunier virou.
De Bruyne comemorando um dos gols da Bélgica na vitória sobre o País de Galês (Foto: Dan Mullan/Getty Images)
No segundo tempo, De Bruyne ampliou com outro pênalti e, depois disso, os galeses chegaram a chegar perto de empatar depois de Broadhead diminuir, mas Trossard deu números finais à partida.
Com o resultado, a Bélgica assumiu a liderança do Grupo J com 14 pontos e passou a Macedônia, que empatou com o Cazaquistão fora de casa e ficou com 13. Logo atrás vem o País de Gales com dez.