Esporte News Mundo
·10 de outubro de 2025
Eliminatórias europeias: Goleadas e virada escocesa; veja os resultados

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·10 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
As eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026 entraram nas últimas rodadas na tarde desta quinta-feira (9). Nos principais confrontos do dia, Holanda, Croácia e Dinamarca golearam, enquanto a Escócia conquistou uma importante virada ao bater a Grécia, em casa.
Na ilha de Malta, a Laranja Mecânica não deu chances para a zebra e goleou Malta por 4 a 0. Em campo, os comandados de Ronald Koeman, ex-técnico do Barcelona, viram os donos da casa equilibrar a disputa nos primeiros minutos, mas, com o tempo, os holandeses se impuseram no jogo.
Os holandeses abriram o placar após Gravenberch sofrer um pênalti, que foi cobrado com Gakpo com categoria e abriu o placar. A Laranja Mecânica ampliou em outro pênalti, que foi cobrado por Gakpo na volta para a etapa final, e o atacante do Liverpool ainda marcou o terceiro, completando seu hat-trick. No fim, Memphis Depay aproveitou um cruzamento para cabecear bonito, dando números finais e transformando o placar em goleada.
Em Viena, a Áustria goleou San Marino com incríveis 10 a 0 e deu um importante passo para tentar voltar a uma Copa do Mundo depois de 27 anos. Os austríacos dominaram a partida do começo ao fim.
O nome do jogo foi o atacante Marko Anautovic, ex-Inter de Milão e atualmente no Estrela Vermelha, que marcou quatro gols. O zagueiro Stefan Posch anotou duas vezes. Laimer, Romano Schimid, Gregoritsch e Wurmbrend também marcaram na goleada histórica dos comandados de Ralf Rangnick, ex-técnico do Manchester United.
No confronto direto pela liderança do Grupo L, a Croácia ficou no empate com a República Tcheca por 0 a 0. Dentro de campo, as duas seleções fizeram um duelo fechado e com poucas chances para os dois lados, com Livakovi e Kovar tendo uma noite tranquila entre as duas traves. Ambas as equipes têm 13 pontos e dividem a liderança da chave, mas os croatas levam vantagem no saldo de gols.
No Grupo C, a Dinamarca e a Escócia se solidificaram nas duas primeiras posições da chave com sete pontos há três rodadas do fim. Jogando na Hungria, em campo neutro, os comandados de Brian Rimmer, ex-auxiliar de Thomas Frank, golearam a Bielorrússia por 6 a 0.
Em campo, os dinamarqueses foram superiores desde o primeiro minuto de jogo e viram Victor Froholdt e Højlund marcarem dois gols em sequência nos primeiros 20 minutos. Antes mesmo do primeiro tempo acabar, o atacante do Napoli marcou o terceiro e Dorgu transformou o placar em goleada. Na etapa complementar, Dreyer marcou duas vezes e deu números finais ao confronto.
Em Glasgow, a Escócia usou de sua força jogando em sua fortaleza, o Estádio Hampden Park, em que bateu Espanha e Croácia recentemente, para vencer a Grécia de virada por 3 a 1. Em campo, a Ethniki foi superior durante o primeiro tempo, mas não teve precisão.
Lewis Ferguson comemorando seu primeiro gol pela seleção escocesa (Foto: Ian MacNicol/Getty Images)
Na segunda etapa, Tsimikas abriu o placar, mas os escoceses foram letais em suas chances e reagiram rapidamente com Ryan Christie, deixando tudo igual. Depois disso, Lewis Ferguson, destaque do Bologna, marcou seu primeiro gol pela Tartan Army para virar a partida e, nos acréscimos, Lyndon Dikes deu números finais à partida.