Última Divisão
·30 de julho de 2024
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·30 de julho de 2024
Talvez você não conheça o projeto Em Busca de Uma Estrela. Mas vale a pena ficar de olho.
Se você não conhece, trata-se de uma iniciativa social da Associação Caminho do Esporte que trabalha para oferecer oportunidade de desenvolvimento, crescimento e sucesso para meninas que pretendem ser atletas profissionais – com foco, é claro, no futebol. A missão é oferecer igualdade de oportunidades nos gramados para as jovens jogadoras.
O projeto teve início em 2022 e já realizou duas edições de sua seleção, na qual as jogadoras são selecionadas para formar os elencos dos times. O processo conta com diversas etapas, a começar por uma peneira que aprova 120 atletas.
A partir daí, as eleitas completarão um ano de treinamentos e acompanhamento especializado, com sessões de treinamento e acompanhamento de saúde – com atendimentos médicos, odontológicos, nutricionais e psicológicos.
Ao fim do ciclo, as atletas são selecionadas por clubes do Brasil e universidades dos Estados Unidos. A edição de 2023 terminou em julho de 2024 com o anúncio das jogadoras draftadas, em evento comandado pela atacante Cristiane, que é embaixadora da iniciativa.
Em 2024, serão duas seletivas para jogadoras de 10 a 16 anos. As avaliações acontecem nos dias 30 e 31 de julho, em São Paulo, na Nossa Arena (Avenida Nicolas Boer, 100).
De olho no futuro das atletas, o projeto atrai diversos patrocinadores. Marcas como Açúcar Guarani, Alelo, Nubank, Vivo, Ultragaz, Medley, Intimus, Penalty e Ademicon também aparecem no site oficial do projeto como apoiadoras.
“Estamos muito orgulhosos de apoiar o projeto Em Busca de Uma Estrela. Acreditamos que, por meio do esporte, podemos abrir novas portas e transformar vidas. Nosso compromisso é promover o empoderamento das atletas, incentivando uma vida cheia de novas possibilidades”, afirma Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, que associa a marca Açúcar Guarani ao evento e a competições esportivas femininas.
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“Acreditamos no potencial dessas atletas e no surgimento de novas Martas, Formigas e Cristianes, que não tiveram a oportunidade de se formar na categoria de base, mas contribuíram como um fator de mudança para a modalidade no país”, reforça Rogério Bahia, CRM (diretor de relação com o consumidor) da Alelo, que também investe no projeto.
Os patrocínios, é claro, são bem-vindos. “O futebol feminino cresce cada vez mais e apoios como esse favorecem o desenvolvimento de novas atletas, além de contribuir para dar mais visibilidade à modalidade”, celebra Camila Estefano, gerente geral do Em Busca de Uma Estrela.