oGol.com.br
·10 de julho de 2025
Em duelo acelerado, CSA bate Ferroviário e vai à semifinal do Nordestão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·10 de julho de 2025
Em busca de um título inédito, o CSA está na semifinal da Copa do Nordeste. A classificação veio nesta quarta-feira, 9, com vitória diante do Ferroviário, por 2 a 1, em casa, em um jogo bastante animado. O Azulão terá pela frente o Confiança, na semifinal, em jogo único que será novamente disputado no Rei Pelé, em Alagoas. As duas equipes buscam participação inédita na final do Nordestão.
O primeiro tempo foi animado no Rei Pelé. Logo nos primeiros minutos, Luciano Naninho caiu em disputa dentro da área com Léo Paraíso e ficou pedindo pênalti. O juiz inicialmente não marcou, mas mudou de opinião depois de analisar no monitor do VAR. Após longa paralisação, Enzo Henrique foi para cobrança aos 14 minutos, bateu firme no cantinho e colocou o Azulão na frente.
Os minutos seguintes foram de enorme domínio do CSA, que teve chances claras de ampliar com Tiago Marques, que errou o alvo cara a cara com o goleiro, e Guilherme Cachoeira, que pegou o rebote de João Vitor dentro da área e chutou em cima da defesa.
Só que mesmo com os gols perdidos, a situação do CSA ficou ainda melhor poucos minutos depois. Aos 20, Guilherme Cachoeira entortou a marcação dentro da área e bateu para o meio. Após confusão, Tiago Marques girou na pequena área e finalizou no cantinho para ampliar.
Depois de sofrer muito, o Ferroviário só conseguiu ir ao ataque depois dos 25 minutos. Na primeira chegada perigosa, Ciel cruzou com veneno para Nathan, mas a finalização não foi boa. O time cearense não conseguiu impor uma grande pressão, mas foi fatal e ganhou um respiro ainda no primeiro tempo. Aos 45, após cobrança de escanteio, o zagueiro Wesley Junio cabeceou para baixo, a bola quicou e morreu na rede. 2 a 1.
O gol do Ferroviário deu emoção ao jogo e o segundo tempo começou com as equipes se alternando no campo de ataque. O time visitante assustou cedo, quando Ciel cruzou da direita e o lateral Ailton Santos foi elemento surpresa para cabecear para fora. Aos 12, na resposta do CSA, Naninho jogou na área e Luiz Gustavo cabeceou para defesa de João Vitor.
Atacando com velocidade nos espaços cedidos, o CSA colocou a bola na rede aos 14, quando Igor Bahia recebeu lançamento de Naninho, invadiu a área e bateu forte na saída do goleiro. O gol, no entanto, foi anulado por impedimento.
Pouco depois, o Azulão teve tudo para ampliar após Igor Bahia ser derrubado na área pelo goleiro. O confronto voltou a acontecer na cobrança de pênalti, mas o goleiro do Ferroviário fez grande defesa.
O duelo seguiu animado. O Ferroviário quase empatou com Ciel, que completou de primeira o cruzamento de Ailton Santos e parou em defesaça do goleiro Gabriel Félix. O jogo ficou aberto, com as equipes trocando ataques e o CSA mais perigoso. Aos 35, João Vitor fez foi buscar uma pancada de Luiz Gustavo de fora da área.
Faltou ao CSA maior efetividade para matar o jogo e as chances no contra-ataques foram perdidas. A reta final então virou ataque contra defesa, com o Ferroviário pressionando os mandantes já recuados. A melhor chance do time cearense aconteceu aos 49, quando Gabriel ajeitou de cabeça após cruzamento e Felipe Cruz, na pequena área, bateu para fora. O Azulão sobreviveu e é semifinalista da Copa do Nordeste.