Território MLS
·09 de dezembro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·09 de dezembro de 2021
Extremamente identificado com o clube, o meia argentino Diego Valeri pode sair depois de mais de sete anos atuando pela equipe
A MLS Cup, que acontece na tarde do próximo sábado (11), será disputada entre Portland Timbers e New York City, pode não apenas sagrar a equipe campeã da Major League Soccer como também fechar com chave de ouro a passagem vitoriosa de Diego Valeri pelo clube de Portland, onde o argentino atua há mais de sete anos e é um ídolo da torcida.
Como já citado pelo Território MLS, o capitão deve se despedir do Portland Timbers ao final da temporada, de acordo com informação do jornalista César Luis Merlo.
(Capa Reprodução / Twitter Portland Timbers)
Diego Valeri chegou à equipe de Portland em 2013 por empréstimo do Lanús/ARG, que durou cinco meses e depois foi contratado em definitivo. São mais de sete anos na equipe estadunidense, com uma passagem vitoriosa com a conquista de uma MLS Cup em 2015 e um vice da mesma competição em 2017, quando foi eleito o melhor jogador do campeonato, recebendo o prêmio de MVP. Além disso, venceu o torneio MLS is Back Champion, criado para preencher o calendário durante a pandemia.
“Valeri sempre foi a alma do Portland. Fala-se muito sobre o clube ser copeiro, certamente essa impressão passa pela contribuição que o argentino deu ao longo dos últimos anos“, destacou Gustavo Demétrio, comentarista do Território MLS, a pedido da reportagem.
“Tecnicamente e também como símbolo, Valeri é o melhor/maior jogador da história do Portland. Quando o meia sair, provavelmente vai haver uma lacuna para a torcida, que não terá mais seu capitão os representando em campo“, complementou o jornalista.
Nesta temporada, o meia de 35 anos atuou em 29 partidas, marcou dois gols e uma assistência. Após 309 partidas com a camisa do Portland Timbers, ele chegou aos 100 gols ao balançar as redes contra o Los Angeles FC, em julho deste ano.
Tal feito fez com que Diego Valeri fosse considerado o maior ídolo da história do clube. A última vez em que ele havia renovado seu contrato com os Timbers foi em dezembro de 2019, a ampliação do vínculo foi de dois anos e se encerra no final de 2021.
“Desde o primeiro dia, já dava para perceber que ele é um atleta capaz de mudar/decidir jogos. Você não ganha o apelido de ‘El Maestro’ se não for diferente dos demais, se você não for capaz de fazer determinadas coisas, que só você consegue”, disse Giovanni Savarese, treinador do Portland Timbers, na época da renovação com o argentino.
”Ele tem sido fundamental para a MLS. Ele tem sido muito importante para a cultura de Portland. Em campo, ele é um jogador que consegue criar magia e que chama a responsabilidade para trabalhar para a equipe”, afirmou Savarese.
Diego Valeri foi revelado pelo Lanús/ARG onde foi Campeão Argentino em 2007 e garantiu o vice-campeonato do Torneio Clausura em 2011. Em seguida, foi contratado por empréstimo pelo Porto/POR em 2009. Durante sua passagem na equipe portuguesa conquistou a Copa de Portugal. Depois, foi também por empréstimo para o Almería/ESP e chegou, por fim, ao Portland Timbers.
“Às vezes, acho que a melhor versão dos jogadores é a que você vê fora do campo. Ele é um atleta de classe o tempo todo e dá um exemplo para todos. Acho que ele representa a América do Sul, Argentina, Portland Timbers e MLS de alto nível. Temos sorte de tê-lo. Ele nunca para de mostrar sua qualidade”, admitiu Giovanni Savarese, enchendo de elogios Diego Valeri.
Talvez em seu último jogo com a camisa verde, Valeri deve entrar em campo sábado (11), contra o New York City, pela final da MLS.
Por Carlos Berbert
(Capa: Reprodução/Site MLS)