oGol.com.br
·25 de setembro de 2025
Em noite de vilão, Ramos repete vexame histórico imposto por Messi em 2009

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·25 de setembro de 2025
Acostumado a ter suas noites de herói nos grandes palcos, Sergio Ramos viveu um raro dia de vilão em humilhação histórica no México. O veterano zagueiro voltou a ser decisivo - mas desta vez para o time rival - em derrota por goleada de 6 a 2 do Toluca sobre o Monterrey. Foi apenas a terceira vez que o espanhol sofreu derrota por seis gols na carreira.
A história da partida poderia ter sido muito diferente, não fosse por Sergio Ramos. Afinal, o capitão do Monterrey teve, aos 20 minutos, a chance de ampliar o placar para 2 a 0 em cobrança de pênalti. O veterano mostrou confiança na cobrança, talvez em excesso, e arriscou uma cavadinha daquelas para ficar na memória do torcedor... Pelos motivos mais cruéis, como pode ser conferido no vídeo abaixo.
O efeito negativo foi praticamente instantâneo. Até então pior na partida, o Toluca quase empatou no contra-ataque e não parou: buscou a virada em cinco minutos.
O herói da partida acabou por ser outro veterano, bem menos conhecido internacionalmente. Paulinho, de 32 anos, foi destaque em Portugal com as camisas do Braga e do Sporting, e anotou três gols na goleada por 6 a 2. O centroavante luso tem 10 gols em 12 partidas na temporada, seis deles no Apertura Mexicano, onde fica atrás apenas de JP Galvão. Sim, aquele mesmo ex-Grêmio.
O vexame vivido por Sergio Ramos é raro. Foi apenas a terceira vez que o zagueiro viu sua equipe sofrer seis gols na carreira. Lenda do futebol espanhol, Ramos não via seu time levar seis gols desde o histórico 6 a 2 do Barcelona sobre o Real Madrid, em 2009. Um jogo que foi marco para Pep Guardiola, Lionel Messi e, sem exageros, para o futebol mundial.
Além do placar elástico imposto pelo arquirrival, o clássico espanhol ficou marcado por uma decisão genial de Guardiola. Ali nasceu a figura de Lionel Messi como Falso 9. Em nova função, o argentino infernizou o Real e fez o que quis na partida, com dois gols e uma assistência.
Aquele timaço do Barça ainda contava com nomes no ataque como Eto'o e Henry, autor de dois gols. Xavi distribuiu quatro assistências. A dupla de zaga Piqué e Puyol completou o placar da goleada.
Naquela partida, ao menos, Ramos teve algum destaque positivo também, com gol e assistência. Bem diferente da imagem deixada nesta quarta-feira contra o Toluca...
Antes disso, Sergio Ramos havia sofrido derrota ainda pior e mais inesperada em 2006. Perdeu para o Real Zaragoza por 6 a 1, em semifinal da Copa do Rei. Diego Milito, com quatro gols, e Ewerthon, com outros dois, foram os algozes do Real, que tinha entre os titulares os brasileiros Roberto Carlos, Júlio Batista (autor do gol de honra), Ronaldo e Robinho.