Esporte News Mundo
·24 de março de 2021
In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·24 de março de 2021
Em partida válida pela rodada de abertura das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, a Bélgica recebeu o País de Gales no Estádio Den Dreef, em Leuven na Bélgica. Sem poder contar com Hazard, Witsel e Carrasco, Roberto Martinez escalou o melhor time disponível para encarar Gales, com Tielemans e Dendoncker formando a dupla de volantes, com Thorgan Hazard na ala esquerda, deixando De Bruyne livre para encostar na dupla de ataque formada por Mertens e Lukaku. Já Giggs, não tinha desfalques para a partida e decidiu espelhar o sistema de jogo dos belgas, apostando num 3-5-2 com Harry Wilson como meia de ligação, deixando Bale e James como dupla de ataque.
O jogo começou bem aberto, com País de Gales optando por marcar com um bloco médio alto de pressão, mas sempre muito agressivo na busca pelo roubo de bola e o bom momento inicial dos visitantes foi recompensado quando Wilson recebeu a bola, encontrou Bale no pivô e o craque do Tottenham descolou lindo passe de primeira para Roberts, que avançou pelo lado direito e devolveu para o próprio Bale, que em outro toque de primeira, deixou Wilson na boa para vencer Courtois e inaugurar o marcador. Depois do gol, a Bélgica aumentou o seu ritmo de jogo, mas não conseguiu levar real perigo a meta defendida por Ward, até que Hazard encontrou De Bruyne na entrada da área e marcação demorou um segundo a mais para dar o combate, o suficiente para o camisa 07 dominar, ajeitar e finalizar sem chance para o goleiro.
Depois do gol de empate, o jogo entrou num novo momento, que perdurou até o final da partida, com a Bélgica dominando completamente as ações, somando boas saídas para o ataque em toques curtos e envolvendo completamente País de Gales, que perdeu a capacidade de defender de maneira compacta e sair em transição rápida para o ataque. Aos 28 do primeiro tempo, De Bruyne tabelou com Meunier e o ala do Borussia Dortmund cruzou na medida para Thorgan Hazard, seu companheiro de equipe, cabecear para o fundo da rede. Já no segundo tempo, aos 28 minutos, em cobrança de pênalti, Romelu Lukaku deu números finais ao confronto.
No próximo sábado, a Bélgica viaja até a Republica Tcheca, em partida válida pela segunda rodada do Grupo E. Já País de Gales só volta aos gramados na próxima terça-feira, também para enfrentar os Tchecos, mas em partida que acontece em Cardiff.