
Central do Timão
·23 de abril de 2025
Em nota, presidente dos Gaviões reflete sobre situação política de Corinthians e Augusto Melo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·23 de abril de 2025
Na tarde dessa quarta-feira, 23, o presidente dos Gaviões da Fiel Alexandre Domênico, o Ale, se manifestou através de uma nota sobre o momento político vivido pelo Corinthians, citando indiretamente uma reunião ocorrida nesta terça-feira, 22, entre o presidente Augusto Melo e membros da torcida organizada, que não fazem parte da diretoria da instituição.
No texto, que Ale afirmou que as decisões da diretoria da torcida precisam ter “responsabilidade”, para evitar que beneficiem politicamente algum grupo do Corinthians. Defendeu, ainda, que Augusto Melo preste contas de suas decisões, não apenas aos Gaviões mas a toda a torcida.
Foto: Reprodução/Instagram
“Pois foi com o apoio da grande maioria dos corinthianos, incluindo o apoio institucional do Gaviões (mesmo com parte dos sócios não concordando), que ele assumiu o cargo como presidente.”
Ale lembra a postura da organizada durante a tramitação do processo de impeachment contra Augusto, no final de 2024. A entidade foi contra, segundo ele, por priorizar a “paz do corinthiano” durante o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em seguida, o mandatário da organizada falou sobre o risco de indiciamento que o presidente corinthiano sofre por conta da investigação no caso VaideBet.
“Isso (renúncia de Augusto caso seja indiciado) não pode ser baseado em uma opinião individual, estamos falando do Sport Club Corinthians Paulista. As tomadas de decisões precisam ser debatidas mais amplamente, saber do interesse de cada grupo político se isso for acontecer. Quem assumiria?”
Apesar de admitir “convicções particulares” sobre o caso VaideBet, Ale refletiu sobre como ficaria a imagem da torcida caso apoiasse a renúncia de Augusto Melo após indiciado e, futuramente, o processo resultasse em uma absolvição do dirigente. “E se a Justiça provar inocência depois? Moralmente, é renúncia e ponto final?”, questionou.
A nota concluiu com o presidente da torcida lembrando do papel fiscalizador da instituição e convidando a torcida a “fazer suas reflexões individuais”. Por fim, Ale reforçou que “caso seja comprovado” irregularidades de Augusto Melo, os Gaviões lutarão pela sua saída.
Augusto Melo é investigado pela polícia no caso VaideBet junto de seus ex-diretores Marcelo Mariano e Sérgio Moura, além de Alex Cassundé, dono da empresa que repassou valores de comissão a uma empresa laranja. O inquérito está em fase final e deverá ser concluído até o início de maio.
Veja mais: