Central do Timão
·29 de outubro de 2025
Emendas de plenário podem mudar o projeto de reforma do estatuto do Corinthians; saiba como funcionam

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·29 de outubro de 2025

Na última segunda-feira, 27, a torcida do Corinthians teve acesso ao anteprojeto da reforma estatutária do clube, produzido pela Comissão de Reforma do Estatuto após análise da contribuição de conselheiros, associados, coletivos e torcidas organizadas. O documento foi apresentado pelo presidente do Conselho Deliberativo (CD) Romeu Tuma Júnior no Parque São Jorge, em entrevista coletiva que também contou com o presidente da comissão Dalton Gioia e o vice-presidente do CD Leonardo Pantaleão.
Desde então, diversos pontos da proposta vêm gerando reações entre torcedores nas redes sociais, com questionamentos a itens como o custo e carência do direito a voto para membros do Fiel Torcedor ou ainda os detalhes do trâmite interno sugerido para uma eventual aprovação de SAF no Alvinegro. Mas ainda é possível alterar o documento antes que seja submetido à votação pelos conselheiros?

Foto: Reprodução/Corinthians
A resposta é sim: ainda é possível sugerir mudanças. A Central do Timão apurou que, nos próximos dias, os grupos políticos com representação no CD serão procurados para oferecer sugestões de alteração ao anteprojeto, por meio das chamadas emendas de plenário. Trata-se de um dispositivo que já estava previsto desde o edital publicado em março de 2024, com todas as normas e rito pelo qual a reforma está passando.
As emendas de plenário têm o objetivo de fazer ajustes pontuais no texto final a ser votado pelos conselheiros. Ou seja, não podem ser usadas para, por exemplo, apresentar um estatuto alternativo por completo, mas sim para mudanças em itens específicos, indicando qual a mudança objetivamente sugerida, sua justificativa e embasamento.
Após ouvir as chapas corinthianas, a previsão é de que o presidente do CD aprecie as mudanças sugeridas e as reúna tematicamente, considerando também o grau de consenso em torno do tema, a fim de que sejam colocadas sob análise do próprio Conselho Deliberativo e sejam votadas. Esta votação acontecerá na mesma reunião que votará o próprio projeto de reforma, tão logo a versão final deste seja definida após a votação das emendas de plenário.
A Central do Timão apurou também se torcedores ainda podem sugerir mudanças nesta etapa da análise, e a resposta neste caso é não. A compreensão é de que o prazo para colaboração da torcida ficou aberto durante todo o tempo em que a comissão produziu o anteprojeto, e que o mês de novembro deve ser voltado para os debates no CD, a fim de que haja tempo para convocar a Assembleia Geral em dezembro, aprovando a reforma ainda este ano.
No entanto, torcedores que tenham sugestões de alteração podem procurar conselheiros do Corinthians, a fim de apresentar as ideias. Será permitido que estes – os conselheiros – apresentem emendas de plenário em seus nomes, mas representando demandas advindas da torcida, sem exclusão da necessidade de formatá-las com justificativa e embasamento.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































