Zerozero
·08 de maio de 2026
Emery, o rei da Liga Europa: mais uma final para o técnico espanhol

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·08 de maio de 2026

Depois de eliminar o Nottingham de Vítor Pereira, o Aston Villa garantiu a presença na final da Liga Europa, onde vai defrontar o SC Freiburg. É a segunda final europeia da equipa, que conquistou a Taça dos Campeões em 1982.
No banco dos ingleses está o espanhol Unai Emery, que vai disputar a final pela sexta vez na sua carreira, procurando conquistar o seu quinto troféu da prova e aumentar a sua vantagem como o treinador com mais títulos na história da competição.
Ao serviço do Sevilla conquistou três troféus em três finais consecutivas. A primeira em 2014 contra o Benfica, num encontro decidido apenas nas grandes penalidades, com duas grandes defesas de Beto a travar os remates de Oscar Cardozo e Rodrigo Moreno.
A seguinte em 2015, contra o extinto Dnipro, da Ucrânia. Depois de eliminar a Fiorentina nas meias-finais com um agregado de 5-0, os espanhóis consumaram a reviravolta na final graças ao bis de Carlos Bacca, que completou a reviravolta espanhola com duas grandes finalizações, num jogo que terminou num fantástico 3-2.
A terceira e última final contra o Liverpool, com Jürgen Klopp no comando. Com uma trivela aos 35', os ingleses adiantaram-se no marcador, mas aos 15 segundos do segundo tempo, os espanhóis iniciaram a reviravolta, que terminou em 3-1 e com um inédito tri na competição.
Três anos depois, em 2019, ao serviço do Arsenal, encontrou os vizinhos de Londres na final. No entanto, os blues de Maurizio Sarri levaram a melhor e garantiram o troféu com uma vitória expressiva de 4-1.
De regresso a Espanha, desta vez com o Villarreal, conquistou a prova pela quarta vez ao vencer o Manchester United nas grandes penalidades. Os espanhóis triunfaram com um incrível 11-10 no desempate, depois de David de Gea falhar o remate decisivo.
Com a final contra o Freiburg na mira, o treinador espanhol procura alargar a distância de vitórias sobre Giovanni Trapattoni, ex-Benfica, que venceu a prova em três ocasiões diferentes (1977, 1991, 1993), ainda na versão Taça UEFA.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo



















