Jogada10
·19 de novembro de 2025
Entenda a lesão que tira Pedro da final da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·19 de novembro de 2025

A ressonância magnética realizada nesta quarta-feira (19/11) apontou uma lesão no músculo reto femoral, na parte anterior da coxa, do atacante Pedro, que desfalcará o Flamengo na final da Libertadores. Entenda, então, mais detalhes sobre a contusão do craque.
A região lesionada, afinal, é essencial para movimentos explosivos como chutes e acelerações. O jogador já iniciou tratamento com o departamento médico do clube, mas dificilmente voltará a atuar em 2025, já que a temporada termina em menos de um mês. E, segundo o fisioterapeuta esportivo Adson Duarte, especialista pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (Sonafe Brasil), lesões como a de Pedro são comuns no futebol de alto rendimento e costumam exigir atenção cuidadosa.
“O músculo reto femoral é frequentemente lesionado quando o atleta realiza movimentos de chute ou aceleração intensa. A gravidade depende do número de fibras rompidas, podendo variar entre os graus 1 (menos de 5%), 2 (até 50%) e 3 (músculo totalmente rompido)”, explicou.
A ausência de Pedro na final da Libertadores reforça a suspeita de que a lesão esteja entre grau 1 e grau 2, já que o tempo de recuperação estimado para essas classificações vai de duas a seis semanas. A evolução depende da resposta inflamatória, do histórico de lesões e, por fim, da carga de jogos acumulada na temporada.
Pedro, aliás, já estava em processo de retorno após fraturar o antebraço direito na semifinal da Libertadores contra o Racing (ARG), dia 22 de outubro. Mesmo liberado para realizar parte das atividades no campo, o atacante ainda tinha limitações e passara três semanas concentrado apenas em treinos sem impacto. Dessa forma, Adson reforça que acelerar etapas pode agravar o quadro.
“A prática esportiva antes da recuperação completa aumenta o risco de piora da lesão e prolonga o tempo de afastamento. Por isso, o acompanhamento multidisciplinar é fundamental”, afirmou.
Com o desfalque confirmado, o Flamengo terá três jogos antes da decisão contra o Palmeiras, marcada para o dia 29, no Estádio Monumental de Lima. Sem seu principal centroavante, a equipe terá de ajustar a estratégia ofensiva enquanto Pedro segue em reabilitação.









































