Esporte News Mundo
·13 de outubro de 2025
Entenda como a pior seleção do mundo pode ir para a Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·13 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
A Seleção de San Marino, que ocupa a 210ª colocação entre todas as colocações no ranking da Fifa, ainda pode se classificar para a Copa do Mundo de 2026. O microestado pode ir para os playoffs continentais, apesar de ocupar a última colocação no Grupo H, sem ter conquistado pontos.
O país que fica numa região montanhosa da Itália tem uma população que tem menos de 34 mil habitantes, apenas venceu três de todos os 219 jogos de qualificatórias para a Copa do Mundo ou para competições da UEFA.
San Marino recentemente acabou na liderança de seu grupo na Série D da Liga das Nações com duas vitórias contra Liechtenstein. Além de um empate contra Gibraltar.
Com isso, o microestado se encontra em uma situação inusitada. Apesar de ter perdido todos os seus sete jogos até agora, marcando um gol e cedendo 32 em contrapartida, a seleção pode se classificar para os playoffs continentais caso seja goleada.
San Marino durante goleada (Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images)
Doze seleções europeias vão garantir vaga na Copa do Mundo ao vencerem os seus grupos nas eliminatórias. As outras quatro vagas serão definidas por meio dos playoffs continentais europeus, que acontecerão em março de 2026.
Os play-offs terão 16 seleções, divididas em quatro chaves, com duas semifinais e uma final cada. O vencedor de cada chave se classifica para o Mundial. Essas 16 seleções serão compostas pelas 12 vice-campeãs dos grupos de qualificação e pelas quatro melhores equipes da Liga das Nações que não ficarem entre os dois primeiros lugares dos seus grupos nas eliminatórias.
As 14 seleções que venceram seus grupos na Liga das Nações 2024–25, em ordem de prioridade, são: Espanha, Alemanha, Portugal, França, Inglaterra, Noruega, País de Gales, República Checa, Romênia, Suécia, Macedônia do Norte, Irlanda do Norte, Moldávia e San Marino.
Apenas País de Gales, Romênia, Suécia, Moldávia e San Marino não estão entre os dois primeiros colocados dos seus grupos de qualificação. Isso significa que, se a situação atual se mantiver, San Marino — com a pior classificação entre essas cinco — seria a única dessas seleções a ficar fora dos playoffs.
No entanto, há uma possibilidade importante: a Romênia está no mesmo grupo de qualificação que San Marino e ocupa a terceira posição, atrás da Bósnia e Herzegovina (segunda) e da Áustria (primeira). A Romênia ainda vai enfrentar a Bósnia fora de casa, no dia 15 de novembro, e depois jogará contra San Marino na última rodada. A disputa pela segunda vaga do grupo, provavelmente contra a Bósnia, pode ser decidida na diferença de gols, já que a Áustria deve manter o primeiro lugar na chave.
Com isso, a melhor possibilidade para San Marino seria perder para a Romênia pela maior vantagem possível e fazer com que os romenos terminassem em terceiro. No entanto, o microestado precisa torcer para que os bósnios não vençam Romênia e Áustria.
Além disso, a esperança do microestado ainda recai sobre República Tcheca, Suécia e Irlanda do Norte, que precisam acabar fora DO G-2 de cada uma de suas respectivas chaves. OS países já sabem que Macedônia do Norte ou Galês não vão para os playoffs por estarem na mesma chave, enquanto a Moldávia perdeu todas as suas partidas e está eliminada.
Quatro seleções europeias vão se classificar para os playoffs continentais por meio da Nations League no pote quatro.