Nosso Palestra
·10 de julho de 2025
Entenda negociações de jovens do Palmeiras para times de Portugal

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·10 de julho de 2025
Desde a reestruturação das categorias de base, o Palmeiras conta com muitos jovens jogadores que não conseguem espaço na equipe profissional. Alguns desses atletas são emprestados para clubes de Portugal visando amadurecimento e retorno financeiro.
O NOSSO PALESTRA apurou que o Verdão opta por empréstimos para equipes portuguesas por conta do maior poder aquisitivo dos clubes, bem como uma moeda mais valorizada em relação ao real. Além disso, o país é visto como porta de entrada de jogadores para grandes ligas europeias.
Na maioria dos acordos, o Palmeiras coloca, em contrato, cláusulas para manter porcentagem de jogadores visando negociações futuras. Com isso, em caso de revenda, o Maior Campeão do Brasil receberia valores, em muitas vezes, maiores do que em uma primeira transferência.
Outro ponto, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, está na diferença no poder aquisitivo dos clubes de cada país. É muito improvável que equipes médias brasileiras consigam executar uma cláusula de compra no valor de, por exemplo, € 1 milhão (cerca de R$ 6,3 milhões na cotação atual). Tal quantia é considerada baixa para os padrões da Europa.
Pelo lado do atleta, receber salário em euro e ter a experiência de atuar no Velho Continente também são atrativos maiores do que continuar no Brasil. Muitos jogadores, não somente do Palmeiras, nutrem, desde muitos jovens, o desejo de se consolidar como jogador em grandes clubes europeus.