Papo na Colina
·09 de outubro de 2025
Entenda o que o Vasco fará para melhorar a aparência do campo de São Januário: “Solução possível”

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·09 de outubro de 2025
Após a reunião entre o Vasco da Gama e a Greenleaf, empresa responsável pelo gramado de São Januário, um plano de ação foi definido para tentar melhorar a estética do campo. O agrônomo da empresa, Lucas Pedrosa, detalhou em entrevista ao canal Atenção, Vascaínos! os procedimentos que serão realizados durante a pausa de quase um mês sem jogos no estádio.
A primeira intervenção será o replantio completo das áreas dos goleiros, que são as mais desgastadas. Este procedimento já deve começar na próxima semana e visa a uniformizar uma das partes mais críticas do campo.
Para o restante do gramado, que sofre com manchas visíveis, a solução será paliativa. O especialista explicou que serão aplicados adubos e realizados outros procedimentos para tentar melhorar a aparência. No entanto, ele foi claro ao afirmar que a jogabilidade do campo é considerada “muito boa” pelas medições de tração recentes, e que uma intervenção mais drástica poderia prejudicar este aspecto.
Lucas Pedrosa explicou a origem do problema. Segundo ele, o campo de São Januário não passa por uma reforma completa há mais de 20 anos, o que torna o solo e a grama “antigos”. Ele afirmou:
“A grama é antiga, assim como o solo abaixo. É normal a mutação dela para se preservar. Só um novo vai tirar as manchas que nos incomodam também”.
A troca completa do gramado, que custaria cerca de R$ 2 milhões, não pode ser feita agora por falta de tempo hábil e só acontecerá com a grande reforma do estádio, prevista pelo Vasco para 2026.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News