Coluna do Fla
·18 de janeiro de 2026
Entenda o regulamento do Carioca 2026; Flamengo tem chances de classificação e corre contra rebaixamento

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·18 de janeiro de 2026

“O Flamengo pode dar de ombros para o Carioca, só não pode cair”. Esse foi o pensamento de boa parte da torcida rubro-negra após a derrota por 3 a 0 para o Volta Redonda, no sábado (17), pela segunda rodada do Estadual. No entanto, muitos flamenguistas não estão atentos ao regulamento. Apesar da campanha ruim, o Mengão ainda tem boas chances de classificação, mas precisa ficar atento na luta contra o rebaixamento.
Atualmente, o Flamengo ocupa a quinta colocação do Grupo B do Carioca. E pode virar lanterna neste domingo (18), caso o Maricá pontue diante da Portuguesa, no Estádio Luso-Brasileiro. Vale destacar que o Mengão terminará o dia com três jogos disputados, já que teve embate da quinta rodada antecipado, diferentemente dos demais adversários, que encerrarão com dois.
Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final. Hoje, o Flamengo está dois pontos atrás do terceiro e do quarto, Madureira e Boavista. Portanto, a classificação ao mata-mata ainda está acessível para o Rubro-Negro.
Por outro lado, o risco de rebaixamento existe, porém, é mínimo. Os quinto e sexto colocados dos dois grupos participarão de um quadrangular, no sistema ida e volta e todos contra todos. Somente o lanterna cairá para a segunda divisão do Campeonato Carioca.
Com empate diante da Portuguesa e derrotas para Bangu e Volta Redonda, o Flamengo ligou o alerta no Carioca. Se antes o planejamento era usar o time sub-20 até nos clássicos contra Vasco e Fluminense, nas duas próximas rodadas, agora o Rubro-Negro estuda lançar alguns titulares para o time melhorar a pontuação na competição.
Portanto, os próximos dias serão decisivos para o rumo do Flamengo no Carioca. Na quarta-feira (21), o Mais Querido encara o Vasco, no Maracanã, mas ainda não há definição sobre quem vai a campo. A bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Nova Iguaçu, Botafogo, Madureira e Boavista – 3 pontos (os dois primeiros têm um jogo, e os outros dois possuem duas partidas) Flamengo – 1 (3 jogos) Maricá – 0 (1 jogo)
Vasco – 21 de janeiro Fluminense – 25 de janeiro Sampaio Correia – 07 de fevereiro


Ao vivo







































