Gazeta Esportiva.com
·24 de janeiro de 2026
Entenda por que Allan Barcellos, técnico finalista da Copinha, decidiu renovar com o São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24 de janeiro de 2026

Na última quinta-feira, o São Paulo oficializou a renovação de contrato de um dos principais responsáveis pelas conquistas recentes da equipe sub-20: Allan Barcellos. O técnico aceitou os termos do clube e decidiu pela extensão de contrato com o Tricolor até o final de 2027.
Comandado pelo presidente Harry Massis, que assumiu o cargo após a renúncia de Julio Casares, o São Paulo assegurou a continuidade do projeto e a permanência do treinador, que vinha sendo alvo de sondagens de outros clubes brasileiros.
Conforme apurou a reportagem da Gazeta Esportiva, Barcellos foi alvo de sondagens de pelo menos cinco equipes da Série A do futebol brasileiro para o sub-20. Os nomes dos clubes são mantidos em sigilo.
Próximo ao fim do ano passado, o treinador também chegou a ser consultado para assumir um time paulista profissional, também mantido em sigilo. Embora tenha sido seduzido pela sondagem, optou por permanecer no São Paulo.
Os contatos foram acontecendo ao longo da última temporada, após Barcellos levar o São Paulo à conquista da Copinha em janeiro de 2025, com uma virada sobre o Corinthians. A campanha tricolor fez com que o comandante se valorizasse no mercado.
Allan Barcellos tinha contrato com o São Paulo até janeiro de 2027, mas decidiu estender o vínculo por mais 11 meses, até o final do mesmo ano. O projeto a médio prazo apresentado pelo Tricolor convenceu o técnico do sub-20 a continuar no clube.
A renovação contratual foi uma estratégia adotada pela nova diretoria são-paulina, que teve o objetivo de dar mais estabilidade à comissão técnica do time sub-20.
Na última quinta-feira, Barcellos ajudou o São Paulo a garantir vaga em mais uma final de Copinha. O Tricolor irá decidir o torneio com o Cruzeiro neste domingo, às 11h (de Brasília), na Mercado Livre Arena Pacaembu. A diretoria tentou levar o jogo ao Morumbis, mas não teve sucesso nas tratativas com a FPF (Federação Paulista de Futebol).
“É sempre um privilégio poder colaborar com o clube, auxiliar os atletas de alguma forma e representar a instituição com o que podemos entregar. Fico muito feliz com a oportunidade que o São Paulo vem me dando. Desde que cheguei, pude vivenciar todas as etapas dentro do processo de formação de Cotia. Hoje, chego ao sub-20 respeitando todo o processo que o clube me ajudou a desenvolver. Fico muito feliz pela renovação”, disse Allan, em coletiva, após a classificação à final da Copinha.
A base do São Paulo tem histórico de sucesso e vem tendo participação importante no planejamento do futebol profissional, com muitos nomes que costumam brilhar na Copinha recebendo oportunidades na equipe de cima. Nessa transição, Allan Barcellos tem tido papel fundamental.
Nomes de destaque na atual edição da Copinha, por exemplo, já chegaram a ser chamados pela comissão técnica de Hernán Crespo, como Pedro Ferreira, Paulinho, Nicolas e Igor Felisberto.
Allan Barcellos veio do Grêmio e foi contratado pelo São Paulo ainda em 2022, crescendo profissionalmente no Tricolor. Ele assumiu a categoria sub-13 inicialmente e, no ano seguinte, subiu para o sub-15 após passar pelo sub-14. Pouco depois, passou pelo sub-16 e foi efetivado no sub-17.
O comandante chegou à categoria sub-20 em 2024. Neste período, foram seis finais e três títulos: as Copas do Brasil de 2024 e 2025 e a Copinha de 2025, além dos vices no Paulista sub-20.
Ao todo, Allan Barcellos soma 203 jogos pelas categorias de base do São Paulo, com 124 vitórias, 43 empates e 36 derrotas, além de 501 gols marcados e 194 sofridos.
Formado em Educação Física pela PUC-RS, Allan Barcellos conta em seu currículo com as pós-graduações em Especialização em Futebol, tanto pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) quanto pela SOGIPA, além do MBA em Gestão de Pessoas, pela USP.
Além do reconhecimento interno no São Paulo, o treinador também cursou todas as Licenças para treinadores de futebol na CBF Academy, tendo hoje a Licença PRO. Ele ainda possui certificado de Coordenação Metodológica e Gestão de Futebol, ambos também pela entidade acadêmica esportiva.

(Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo




























