Gazeta Esportiva.com
·03 de novembro de 2025
Entenda por que Ancelotti decidiu dar nova chance a Fabinho na Seleção Brasileira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·03 de novembro de 2025

Uma das novidades da convocação de Carlo Ancelotti para a penúltima data Fifa antes da Copa do Mundo de 2026 foi o volante Fabinho. O jogador do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, não era chamado para defender a Seleção Brasileira desde dezembro de 2022, mas recebeu uma nova chance.
Em entrevista coletiva, Ancelotti explicou a decisão de convocar Fabinho. Ele entende que o ex-volante do Liverpool possui características semelhantes a Casemiro e poderia substitui-lo em uma eventual ausência do titular. O italiano não vê outros meio-campistas com esse perfil no grupo atual.
“Essa é a realidade. Quero encontrar um perfil parecido com o Casemiro. Temos bons meio-campistas, mas com diferentes perfis comparado com Casemiro. Fabinho tem essas características, conhecimento da posição e experiência. É um jogador que está jogando, esteve em um nível muito alto na Europa”, justificou o treinador.
Presente na Copa do Mundo de 2022, no Catar, Fabinho deixou de figurar as convocações da Seleção Brasileira após o Mundial. Na temporada atual, ela soma um gol e duas assistências em 12 partidas disputadas pelo Al-Ittihad.

(Foto: Divulgação/Al-Ittihad)
Outra novidade na lista é o lateral esquerdo Luciano Juba, do Bahia. Ancelotti elogiou a capacidade técnica do jogador de 26 anos e quer observá-lo de perto.
“É um jogador com perfil técnico muito importante. Deu uma assistência muito boa para o gol do Bahia. Um jogador que pode jogar por dentro e como lateral esquerdo, está indo muito bem no Bahia. É uma avaliação que fazemos, como fizemos com Douglas Santos, com Caio Henrique. Creio que ele [Juba] merece que façamos uma avaliação sobre ele”, afirmou o italiano.
A lateral-esquerda, inclusive, é uma das posições mais incertas da Seleção Brasileira. Ancelotti planeja promover testes na posição justamente para não tomar a decisão errada na lista final para a Copa.
“Fazemos testes para não errar na lista final. Acho que nessa última convocação encontramos um lateral esquerdo bom, que não conhecíamos muito, o Douglas Santos. Fazemos testes para evitar problemas na lista definitiva. Quero conhecer de perto os jogadores e as pessoas”, comentou.
A apresentação dos 26 convocados está marcada para o dia 10, em Londres, onde a delegação segue até o domingo, dia 16, após o duelo contra Senegal. A equipe irá treinar na Inglaterra e viaja para Lille na parte da tarde. Assim, o grupo terá apenas um treino em solo francês antes do jogo contra a Tunísia, no dia 18.









































