PL Brasil
·25 de setembro de 2020
In partnership with
Yahoo sportsPL Brasil
·25 de setembro de 2020
Pouca gente no mundo do futebol conhece o modesto Stevenage Football Club. Atualmente, o clube se encontra na League Two (4ª divisão inglesa) e nunca chegou perto de disputar uma Premier League em sua história.
Sua tentativa mais próxima foi quando a equipe disputou os playoffs da 3ª divisão inglesa, mas acabou eliminado pelo Sheffield United na semifinal da temporada 2011/2012. No entanto, o Stevenage é um clube relativamente novo, fundado apenas em 1976.
Recentemente, o clube se tornou bastante conhecido, mas não pelos feitos dentro de campo. Vamos contar aqui na PL Brasil como uma ação de marketing fez com que o Stevenage FC se tornasse conhecido especialmente pelos amantes de FIFA.
No verão de 2019, o Stevenage fechou uma parceria com uma grande franquia de fast-foods, o Burguer King. Com isso, a empresa pagaria cerca de 50 mil libras para ter estampada a sua marca na camisa do modesto clube inglês.
Com o patrocínio, o Burger King fez um desafio para os amantes de FIFA para que utilizassem o clube no Modo Carreira. Em troca, a empresa ofereceria hambúrgueres de graça, além de fichas que poderiam ser trocadas por alimentos em seus restaurantes. Para isso, os jogadores do game teriam que postar gols marcados, além de outros desafios impostos na campanha, com a hashtag Stevenage Challenge (#stevenagechallenge).
De acordo com um vídeo divulgado pela empresa, a campanha deu muito certo. O Stevenage, além de ser o clube mais utilizado no modo carreira do FIFA 20, teve mais de 25 mil gols compartilhados durante a campanha e as vendas de camisas do clube foram esgotadas pela primeira vez na história. O preço de cada camisa era de 42 libras, cerca de 295 reais na cotação atual.
Personalidades marcantes da Inglaterra aplaudiram a campanha do clube. Nomes como Piers Morgan e Gary Lineker se manifestaram no Twitter e elogiaram o marketing do modesto clube inglês.
Quem está por trás é o brasileiro Marcelo Pascoa, chefe de marketing do Burguer King. Segundo ele, o grupo não é apaixonado apenas pelas grandes equipes, mas também pelos pequenos com grandes ambições.
A ideia inicial era atrair mais torcedores para a região, mas isso se expandiu. A campanha acabou sendo um sucesso no mundo todo e apresentou o Stevenage Football Club para quem ainda não conhecia.
O contrato da empresa com o Stevenage termina no fim dessa temporada. No entanto, com o sucesso da campanha, quem sabe clube e empresa cheguem a um acordo para a renovação do contrato?
Fundado em 1976 após a fusão de dois clubes da cidade, o Stevenage manda seus jogos no Broadhall Way, que tem a capacidade para apenas 7.100 torcedores. A equipe disputa as competições oficiais da Football League desde a temporada 2010/2011, mas chegou no máximo até a 3ª divisão inglesa.
O maior feito da equipe até aqui foi a conquista do bicampeonato da 5ª divisão inglesa em 1995/1996 e 2009/2010. Além disso, o clube venceu a final do playoff da League Two em 2010/2011 por 1 a 0 contra o Torquay United, em um jogo disputado em Old Trafford, casa do Manchester United.
Na temporada 2019/2020, o Stevenage terminou a League Two na penúltima posição com apenas 22 pontos. Em situações normais, o clube estaria rebaixado, mas com a exclusão do Bury da Football League a competição teve apenas um rebaixado.
Com isso, o Stevenage estará presente no FIFA 21. Uma boa oportunidade para quem quiser utilizar o clube no modo carreira, fazer os desafios impostos pelo clube e o Burguer King, para ajudá-lo a crescer cada vez mais.