Chelsea Fans Brasil
·05 de novembro de 2025
Erros defensivos, alterações na equipe titular e lesão de Romeo Lavia: Todas as palavras de Enzo Maresca após o empate na UEFA Champions League com o Qarabag

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·05 de novembro de 2025

Um empate frustrante marcou a noite de quarta-feira do Chelsea no Azerbaijão. Apesar do gol de Estêvão Willian, os Blues de Enzo Maresca viram a equipe do Qarabag virar a partida com gols de Leandro Andrade e Marko Jankovic ainda no primeiro tempo.
Para salvar um ponto fora de casa, Alejandro Garnacho, que entrou após o intervalo, deixou tudo igual no confronto.
Após a partida em Baku, o treinador Enzo Maresca conversou com a imprensa presente, revelando os motivos das sete alterações na equipe titular.
“A intenção é sempre, você sabe, quando fazemos mudanças, é porque a intenção é sempre, porque achamos que o plano com os jogadores contra os quais eles começam é o correto. Acho que hoje, sei lá, a sensação de que se trata, sabe, é mais, porque começamos da maneira certa, marcamos o gol e depois, novamente, sofremos dois gols, principalmente no primeiro com 10 jogadores.” “Então, para mim, a grande diferença hoje tem sido, principalmente na segunda área, na nossa área, sofremos dois gols que podemos evitar e na área deles, pela quantidade de vezes que estamos lá, provavelmente podemos ser mais clínicos.” “Sim, acho que já tentei explicar muitas vezes. Temos jogadores, a intenção esta noite era descansar Enzo [Fernandez], descansar Moises [Caicedo], descansar Malo [Gusto], descansar mais jogadores, porque eles não podem jogar a cada três dias.” “Eles precisam se recuperar da temporada passada, como você disse, o Mundial de Clubes afeta muito. Tentamos girar quando você ganha, ninguém mencionou tudo isso. Sei que quando não ganhamos, todos estão focados nisso e agora acho que é importante recuperar energia para sábado e ir novamente.”
Romeo Lavia deixou a partida logo nos minutos iniciais com uma lesão, dando caminho para Moisés Caicedo.
Enzo Maresca se mostrou frustrado com a nova lesão do belga na partida, descrevendo a situação como vergonhosa para a equipe.
“Sim, nos sentimos muito envergonhados, especialmente por ele, porque ele não consegue ficar em forma por um longo, longo período. Veremos agora, pois é muito cedo para entender que tipo de lesão. Espero que não seja uma grande lesão. Acho que é uma lesão no quadríceps.”
O Chelsea tem muitos momentos baixos nas partidas e teve novamente contra o Qarabag. Enzo Maresca falou sobre a situação com a equipe.
“Não é sobre, acho que é sobre todos eles. Mais uma vez, acho que começamos da maneira certa, estávamos no controle do jogo, marcamos o gol e depois quando sofremos o primeiro gol, depois de quatro ou cinco minutos, não me lembro, sofremos o segundo. Então se torna cada vez mais difícil.”
No segundo tempo, acho que fomos muito melhores em comparação com o primeiro tempo. Mas, novamente, a cada jogo acho que é uma chance para todos eles mostrarem a razão pela qual estão aqui.”
Enzo Maresca também elogiou a equipe do Qarabag, que conseguiu trazer grandes problemas aos Blues no Azerbaijão.
“Eles são uma boa equipe, eu já disse há alguns dias, eles são uma boa equipe, eles estão indo bem. E especialmente em casa, é difícil.”
Erros individuais tem sido marcas dos gols sofridos pelo Chelsea nesta temporada, com Jorrel Hato sendo um nome marcado pelo gol de empate e virada do Qarabag.
No entanto Enzo Maresca não creditou os erros defensivos à juventude de seu elenco.
“Não, acho que disse antes, a grande diferença hoje para mim estava dentro da área. O gol que sofremos, são gols bobos para mim. Na área deles, pela quantidade de vezes que chegamos, não fomos clínicos o suficiente. Então essa é a grande diferença para mim.”
Enzo Maresca deixou Enzo Fernandez, Alejandro Garnacho e Liam Delap no banco de reservas, mas fez as mudanças no intervalo.
O treinador explicou o motivo por deixá-los no banco de reservas no início da partida.
“Novamente, quando você inicia o jogo, a intenção é sempre porque você tem certeza de que aqueles que iniciam o jogo, eles são capazes de fazer as coisas certas. Agora, quando você não ganha, posso entender que é sempre, mas acho que Garnacho se saiu bem no segundo tempo. Nós demos a ele a chance. Ele está melhorando lentamente, lentamente.”
Jorrel Hato iniciou a partida como zagueiro, mas não teve uma boa atuação. Enzo Maresca explicou sua opção por iniciar com o jovem no centro da defesa.
“Acho que Jorrel [Hato], como a equipe, começou muito bem. Estávamos ganhando o jogo, estávamos no controle. Então começamos a cometer alguns erros que precisamos melhorar e precisamos evitar e com certeza no futuro vamos evitar isso.” “Acho que o Qarabag pressionou bem, mas também tivemos muitas chances na maneira como tentamos construir. Acho que há coisas que podemos fazer melhor, mas no geral acho que também fizemos algumas coisas boas.”









































