MundoBola Flamengo
·12 de fevereiro de 2025
Escalação do Flamengo pra hoje contra o Botafogo
![Imagem do artigo:Escalação do Flamengo pra hoje contra o Botafogo](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2025%2F02%2Fbotafogo-v-flamengo-brasileirao-2024-bruno-henrique.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12 de fevereiro de 2025
O Flamengo volta a entrar em campo pelo Campeonato Carioca na noite desta quarta-feira (12), mais especificamente às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Botafogo. Em jogo atrasado da sétima rodada, o Rubro-Negro pode se colocar muito perto da classificação às semifinais em caso de vitória, além de assumir a liderança da competição; veja mais abaixo a provável escalação do Flamengo pra hoje.
Entre os desfalques, o atacante Pedro e o lateral-esquerdo Viña seguem se recuperando de lesões sofridas ainda no ano passado, respectivamente em joelho esquerdo e joelho direito. Alex Sandro, que ocupa a mesma posição que o uruguaio, sentiu a coxa esquerda no início do clássico contra o Fluminense e também está fora.
A grande dúvida sobre a escalação de Filipe Luís para pegar o Botafogo é na lateral-esquerda. Além de Viña e Alex Sandro, o outro atleta da posição, Ayrton Lucas, também reclamou de dores após encarar o Fluminense devido a um trauma no local. Assim, caso não tenha jogadores para a posição, o técnico tem duas opções: improvisar alguém no setor ou mudar para um esquema com três zagueiros.
Caso opte por manter o esquema em uso atualmente, Filipe Luís pode armar o Flamengo com Rossi; Wesley, Danilo, Léo Ortiz e Léo Pereira; Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Plata e Bruno Henrique.
Nesse caso, além de deslocar Léo Pereira para a lateral-esquerda, o técnico também alteraria a posição de Léo Ortiz. Além disso, Michael e Evertton Araújo deixariam a equipe para os retornos de De La Cruz e Arrascaeta. Isso, naturalmente, desfaria o sistema de três atacantes.
Essa formação, é claro, pode ser alterada com o deslocamento de Danilo para a lateral-esquerda. Assim, Léo Pereira e Léo Ortiz se manteriam em suas posições originais, reduzindo o número de mudanças na linha defensiva.
Outra opção seria adotar uma escalação com três zagueiros: Rossi; Danilo, Léo Ortiz e Léo Pereira; Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Michael, Plata e Bruno Henrique.
Desta forma, Filipe Luís não precisaria improvisar ninguém na lateral-esquerda e ainda manteria a formação com três homens de frente. A diferença é a saída de Wesley, que vive grande fase e poderia ser usado como um ala pela direita. Tudo depende, é claro, do quanto o treinador estará disposto a mexer no esquema.
Por fim, o controle de carga implementado nessa temporada tem feito Filipe Luís poupar jogadores, algo que pode se repetir contra o Botafogo. Uma escalação alternativa pode ter Matheus Cunha; Wesley, Danilo, Léo Pereira e Varela; Allan, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Juninho.