Espanha consegue derrotar a Grécia pelo placar mínimo, assume liderança e joga pelo empate contra a Suécia | OneFootball

Espanha consegue derrotar a Grécia pelo placar mínimo, assume liderança e joga pelo empate contra a Suécia | OneFootball

Icon: Trivela

Trivela

·11 de novembro de 2021

Espanha consegue derrotar a Grécia pelo placar mínimo, assume liderança e joga pelo empate contra a Suécia

Imagem do artigo:Espanha consegue derrotar a Grécia pelo placar mínimo, assume liderança e joga pelo empate contra a Suécia

Um gol solitário de pênalti em um jogo muito travado deu à Espanha a essencial vitória por 1 a 0 contra a Grécia, fora de casa, que permite que a campeã do mundo chegue à última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo na liderança do Grupo B, um ponto à frente da Suécia.

A situação espanhola chegou a ficar crítica na quarta rodada quando a Suécia venceu o primeiro confronto direto, em Sölna. Mas o time de Luis Enrique se recuperou ganhando todas as suas três partidas seguintes, enquanto os suecos perderam da Grécia e da Georgia, nesta quinta-feira, como visitantes.


Vídeos OneFootball


O Grupo B das Eliminatórias Europeias chegará à última rodada com a Espanha na liderança, com 16 pontos, precisando apenas de um empate no confronto direto contra a Suécia no La Caturja, de Sevilha, no próximo domingo, às 16h45 (Brasília).

Standings provided by SofaScore LiveScore

;

A Espanha ainda está sem nomes importantes como Pedri, Mikel Oyarzabal, Marcos Llorente e Ferrán Torres. Ansu Fati havia retornado à convocação, mas também se machucou. Sem o garoto, Luis Enrique chamou o atacante Raúl de Tomás, do Espanyol, para fazer a sua estreia pela seleção espanhola.

De Tomás, ou RDT, como dizia nas costas da sua camisa, foi titular ao lado de Álvaro Morata e Pablo Sarabia no ataque. Koke, Rodri e Xavi formaram o meio-campo, com Dani Carvajal de volta à lateral direita. José Luis Gaya foi o lateral esquerdo. A Grécia estava sem o seu principal jogador destas Eliminatórias, o meia-atacante do Trabzonspor, Anastasios Bakasetas.

O primeiro tempo foi de domínio completo da Espanha, com 79% de posse de bola. Permitiu apenas uma finalização da Grécia. Mas não foi fácil. Após 20 minutos de poucas ações, a Grécia chegou a escapar com Giorgios Masouras pela direita. Masouras marcou com um chute alto, mas estava impedido quando começou a arrancar, aproveitando a linha de defesa espanhola quase no meio-campo.

Logo em seguida, Iñígo Martínez lançou para Gayá na ponta esquerda. Koke dominou o centro no meio da área, mas perdeu o controle da bola. De Tomás girou e bateu de esquerda, com desvio, por cima do travessão. Na sequência, o árbitro marcou um pênalti de Giannoulis em Martínez. Sarabia cobrou cruzado e perna esquerda para abrir o placar. Antes do intervalo, Morata fez uma linda jogada individual pela esquerda, mas carimbou o ombro do goleiro Vlachodimos.

A Grécia adotou uma postura mais agressiva no segundo tempo. Subiu de 21% para 40% de posse de bola nos primeiros 20 minutos, com períodos em que conseguiu dividi-la com a Espanha, mas o equilíbrio maior acabou travando mais a partida também, com apenas uma finalização bloqueada para cada lado na primeira metade da etapa. O restante não seria muito diferente. Os goleiros não precisaram fazer defesa depois do intervalo e foi uma questão da Espanha se segurar para garantir a vitória.

Agora, com o tropeço da Suécia, está em uma situação muito mais confortável para garantir a vaga direta à Copa do Mundo. Basta empatar em casa para fugir da repescagem. Ainda corre certo risco, mas um muito menor.

Saiba mais sobre o veículo