FNV Sports
·07 de maio de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·07 de maio de 2020
Na manhã desta quarta (6), os campeonatos não profissionais de futebol foram dados por concluído na Espanha. Dessa forma, a Federação Espanhola definiu que não haverá rebaixamento na Segunda B e na Terceira Divisão e as colocações serão as mesmas de antes da paralisação. Já as subidas serão decididas por playoff.
Por unanimidade, foi deliberado que os clubes que disputam uma vaga na II Liga e na II B deverão decidir através de playoff com três eliminatórias. Dessa maneira, os quatro primeiros de cada série terão suas partidas realizadas entre eles. Porém, os locais e horários ainda precisam ser discutidos.
Para tomarem essa decisão, houve uma reunião entre Luis Rubiales, o presidente da Federação Espanhola, e as federações regionais. Ainda, foi estabelecido que na próxima temporada, a Segunda B contará com 100 equipes, que serão divididas em cinco grupos.
No entanto, os jogos só irão ocorrer se as autoridades de saúde espanhola concordarem. O plano é que as decisões tenham uma sede única e em sistema de concentração. Além disso, a Federação decidiu que o plano de criação de uma nova categoria, a pedido dos times, será adiado para a temporada de 2021-22.
Na reunião, também foram acertados o destino do futebol feminino e do futsal. Sendo assim, o futebol feminino da Primeira Divisão foi finalizado, sem rebaixamentos e a equipe do FC Barcelona foi declarada campeã, com nove pontos de vantagem em relação ao Atlético de Madrid.
Por se tratar de uma competição definida por mata-mata, o futsal da Primeira Divisão será finalizado após a bola rolar em sistema de playoff, segundo as regras da Federação da Espanha. Assim como no futebol não profissional, os jogos serão em sede única e em formato de concentração. Até o momento, o Movistar Inter ocupa a 1ª posição.
Foto destaque: reprodução/ Blog do Torcedor