Planeta Futebol Feminino
·11 de agosto de 2023
In partnership with
Yahoo sportsPlaneta Futebol Feminino
·11 de agosto de 2023
Esta é a primeira vez que as espanholas conseguem chegar à esta fase da competição, graças à gol de um dos destaques do Mundial Feminino sub-20 de 2022
Espanholas classificadas para as semifinais! Abrindo as quartas de final da Copa do Mundo, a Espanha venceu a Holanda, atual vice-campeã e finalista da última edição, pelo placar de 2 a 1. Apesar da superioridade em campo, foi necessária a prorrogação e uma joia da nova geração para decidir a partida: Salma Paralluelo.
Com o resultado, a Espanha aguarda o vencedor do confronto de Suécia e Japão, que ocorre nesta sexta-feira, 11, às 04h30. Dependendo do resultado, podemos ter novamente um confronto entre as espanholas e as japonesas, que estavam no mesmo grupo na primeira fase e se enfrentaram pela liderança.
Como foi o jogo?
As espanholas começaram o jogo à todo o vapor, se movimentando e chegando com bastante perigo na área holandesas, até que aos 37 minutos, Caldentey cruzou para a área adversária e caiu nos pés de Esther González, que chegou a entrar nas redes, contudo, a arbitragem apontou impedimento, continuando sem gols.
No segundo tempo, as espanholas voltaram com toda a velocidade e já deram sustos na defesa holandesas aos 15 segundos, mas a bola saiu para o lado esquerdo. Em uma etapa complementar bem movimentada e com chances para ambos os lados, o primeiro gol só foi sair aos 36 minutos, após a marcação de um pênalti em falta da zagueira Van Der Gragt. Caldentey fez a cobrança e abriu o placar para as espanholas, colocando-as em vantagem.
Contudo, o que era uma vaga garantida na semifinal, acabou se complicando com o empate holandês no apagar das luzes: se redimindo do pênalti cometido, Van der Gragt deu esperança à toda a torcida holandesa.
Com o empate, a vaga para a semifinal foi decidida na prorrogação. Após o empate, as holandesas começaram a criar mais chances e dar bastante perigo para as espanholas, contudo, isso durou apenas no primeiro tempo, pois Salma Paralluelo deu um banho de água fria nas atuais vice-campeãs, ao virar a partida aos cinco minutos do segundo tempo.
Um dos pilares do título do Mundial sub-20, campeã da Liga dos Campeões Feminina e um dos talentos da próxima geração, a atacante de 19 anos salvou a vida e a classificação das espanholas para a semifinal pela primeira vez na história.