Esporte News Mundo
·03 de agosto de 2021
Espanha vence o Japão na prorrogação e garante a vaga na final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·03 de agosto de 2021
Em uma partida extremamente equilibrada, definida apenas nos últimos minutos da prorrogação, Espanha e Japão se enfrentaram na manhã desta terça-feira (03) em busca da tão sonhada vaga na final olímpica do futebol masculino. Com um gol de Asensio faltando apenas cinco minutos para o fim da partida, os espanhóis chegam à disputa do ouro para enfrentar o Brasil, que passou pelo México nos pênaltis. A última partida da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio 2020 acontece no sábado (07), às 8h30 (horário de Brasília), em Yokohama.
Em um primeiro tempo extremamente disputado e, a partir de determinado momento, bastante equilibrado, o jogo começou mostrando o que já era previsto: uma Espanha dominante, com muita posse de bola e que pressionava muito o adversário, criando boas chances de gol a todo momento. O Japão, em oposição ao adversário, marcava individualmente e se mantinha extremamente compactado, evitando ao máximo deixar espaços para os espanhóis.
O domínio europeu se manteve até os 15 minutos, quando o Japão chegou pela primeira vez com perigo, em um lance livre de defesa e cara a cara com o goleiro, mas o impedimento foi marcado. A partir deste ponto, a equipe japonesa começou a se mostrar mais em campo, encaixando bons contra-ataques, mas sempre com falhas no último toque e na finalização.
Nos minutos restantes, muita troca de passes e muita bola rolando conduziram a partida, com ambas as equipes explorando o campo e tentado reconhecer e localizar as fraquezas adversárias. A Espanha ainda criou uma última boa chance, aos 38 minutos, quando Rafa Mir saiu cara a cara com o goleiro, mas com a bola muito adiantada o jogador só conseguiu chutar com o bico da chuteira. Com muita segurança, o goleiro Kosei Tani saiu nos pés do atacante adversário e defendeu o lance.
Final do primeiro tempo, tudo igual no placar, e a decisão do segundo finalista do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ficou para a etapa final da partida.
Voltando completamente diferente para o segundo tempo, o Japão entrou em campo para a segunda etapa do jogo pressionando e criando muitas chances perigosas, explorando os espaços nas costas do adversário e deixando a Espanha completamente recuada nos primeiros 10 minutos de partida. Porém, pouco após os 10 minutos de jogo um pênalti marcado contra os japoneses poderia ter mudado a história do confronto. Para a sorte da equipe anfitriã, o VAR entrou em ação e não somente apontou que não houve penalidade como também retirou o cartão amarelo aplicado de maneira equivocada no zagueiro e capitão Yoshida.
Enquanto o Japão se mostrava cada vez mais dentro da partida, a Espanha fazia um jogo lento e bastante apático, mas a situação começa a mudar quando o jogo se aproxima dos 30 minutos da etapa complementar. Com um jogo mais ofensivo e muito mais chances criadas, a equipe europeia começou a impor o seu ritmo na partida e forçar o recuo japonês. No lance mais perigoso até então, uma sequência de chutes espanhóis após uma cobrança de escanteio colocou o goleiro Tani para trabalhar, mas o guarda-redes estava inspirado e não deixou nada passar.
Mais uma vez, a partida iria para a prorrogação, e 30 minutos extras seriam jogados.
As substituições feitas pelos treinadores deram um gás para a prorrogação da partida, e o que poderia ser 30 minutos de jogo parado e cansaço evidente foram, na realidade, meia hora de intensa pressão de ambas as partes. Em um início com muita pressão espanhola, o Japão começou a primeira etapa da prorrogação de maneira recuada, evitando dar espaço para os adversários, mas o encaixe de bons contra-ataques em velocidade deram à equipe a confiança necessária para deixar o jogo muito mais equilibrado.
Na segunda etapa, os anfitriões cresceram em campo e dominaram a partida, criando boas oportunidades e levando perigo constante ao gol da Espanha, mas a bola não entrava. Porém, em um dos melhores momentos do Japão no jogo, faltando pouco menos de cinco minutos para o fim do jogo, uma cobrança de lateral deu fim ao sonho japonês. Asensio recebeu a bola, dominou, girou, e encheu o pé na entrada da área, em um chute que não deu chances ao goleiro Tani. Os japoneses ainda tentaram reagir, mas já não havia tempo. Fim de jogo, 1 a 0 para a Espanha, que vai à final em busca do seu segundo ouro olímpico.
Finalizada a segunda semifinal, a Espanha carimbou o passaporte para a grande final olímpica do futebol masculino em Tóquio 2020. Na grande disputa pela medalha de ouro, Brasil e Espanha se enfrentarão no sábado (07) às 08h30 (horário de Brasília). Já a briga pelo bronze será entre México e Japão, um dia antes da decisão, na sexta-feira (06) às 08h00 (horário de Brasília).
Ao vivo
Ao vivo