Esperando deixar o futebol em um ‘lugar melhor’ – Houghton sobre seu legado | OneFootball

Esperando deixar o futebol em um ‘lugar melhor’ – Houghton sobre seu legado | OneFootball

Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·27 de março de 2024

Esperando deixar o futebol em um ‘lugar melhor’ – Houghton sobre seu legado

Imagem do artigo:Esperando deixar o futebol em um ‘lugar melhor’ – Houghton sobre seu legado

Steph Houghton espera que seu legado no futebol tenha contribuído para o imenso crescimento do futebol feminino.

A lendária defensora encerrará sua carreira de jogadora no final da temporada – sinalizando o fim do período mágico de 22 anos no topo do esporte.


Vídeos OneFootball


Desde a sua estreia pelo Sunderland em 2002 até à sua última temporada no Manchester City em 2023/2024, ela testemunhou mudanças significativas no futebol feminino, incluindo contratos profissionais, melhores instalações de treino e recordes de público.

E Houghton creditou seu sucesso no jogo a uma dedicação inabalável à causa.

“A jornada que fiz no futebol feminino, pude vivenciar quando não tínhamos instalações, não tínhamos uniforme, treinávamos uma vez por semana”, explicou.

“Você treinava até que basicamente não houvesse luz ou algo assim. Tive a sorte de ver para onde o jogo foi.”

“Meu legado [é] saber que deixei isso em um lugar melhor e desafiei, não apenas como jogadora de futebol, mas como mulher para terem a mesma oportunidade que todo jogador masculino tem.”

“Se eu sei que deixei este jogo em um lugar melhor, então para mim sei que fiz metade do meu trabalho.”

“Como pessoa, sempre acho que você pode dar um pouco de si mesmo para outra pessoa e acho que esse é um dos meus pontos fortes – não importa em que situação eu esteja pessoalmente, acho que você sempre pode agregar valor à outra pessoa.”

“Como jogadora, só de saber que não importa o que aconteça, se você se comprometer, se dedicar e fizer os extras você pode fazer algo especial.”

“Esse tem sido o meu mantra na minha carreira: não importa o que aconteça, vamos em frente e vamos em frente 100%.”

Houghton conquistou 16 troféus em sua ilustre carreira até agora – incluindo três títulos da primeira divisão.

O mais recente desses triunfos na liga veio para o City em 2016, quando a equipe de Nick Cushing navegou toda a campanha invicta, vencendo 13 de nossos 16 jogos.

Além do mais, os Blues sofreram apenas quatro gols durante o período da WSL de 2016, com apenas um em jogo aberto.

Independentemente das medalhas conquistadas, Houghton revelou o impacto que 10 anos no Joie Stadium tiveram sobre ela dentro e fora do campo.

Houghton acrescentou: “Provavelmente esqueci [algumas de minhas conquistas], para ser honesta, porque tenho pensado muito no futuro e sempre tentando atingir a próxima meta ou contribuir de alguma forma.”

“Estou orgulhosa de todas essas conquistas e isso não depende apenas de mim. Sei o quanto dou como pessoa, mas acho que muito se deve à minha família e às pessoas que tenho ao meu redor.”

“Essas conquistas aqui no City também. Não é apenas por eu ter liderado o caminho, houve tantas pessoas com quem tive a sorte de passar todo esse tempo.”

“Isso não apenas me levou a me tornar uma jogadora melhor, mas também uma pessoa melhor. É isso que adoro no Clube. Acho que todos os dias conheço alguém novo ou vejo alguém.”

“Não olho para eles pelo trabalho que fazem, olho para eles como pessoas. Se essa é a maior lição deste Clube é que amamos pessoas que têm uma boa personalidade, trazem algo e podem [ajudar] melhor umas às outras.”

“Esse certamente tem sido o caso nos últimos anos. Não estou me desenvolvendo apenas como jogadora, mas também como pessoa.”

Saiba mais sobre o veículo