Portal dos Dragões
·20 de janeiro de 2026
Estatísticas da estreia de Pietuszewski: 11 toques, 4/6 passes e 4/5 duelos ganhos

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·20 de janeiro de 2026

Oskar Pietuszewski. Um nome que estranha à primeira vista, mas cujo talento destaca-se em cada contacto com a bola; um perfil já identificado pelo ProScout e que a estreia do jovem polaco de 17 anos pelo FC Porto, em Guimarães, veio confirmar.
No total actuou 27 minutos, já com descontos, e o que Pietuszewski exibiu deixou, sem dúvida, os adeptos portistas com “água na boca”.
A sua capacidade técnica e rapidez de decisão resultaram num penálti – convertido por Alan Varela, aos 85 minutos, no único golo da partida – e na expulsão de Telmo Arcanjo, aos 90+9. Em suma, o internacional sub-21 da Polónia foi determinante para o triunfo difícil dos dragões em Guimarães, o que diz muito.
Na conferência de imprensa pós-jogo, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, reconheceu que «os primeiros sinais (dados por Pietuszewski) são muito animadores» e as estatísticas corroboram essa leitura.
Posicionado maioritariamente na ala esquerda do ataque, o extremo polaco tocou na bola 11 vezes, concretizou com sucesso o único drible que tentou e acertou quatro dos seis passes efectuados. No plano físico também se revelou presente, saindo por cima em quatro dos cinco duelos que disputou, segundo os dados compilados pelo Sofascore.
Se a primeira impressão for decisiva, Oskar Pietuszewski reúne condições para conquistar a exigente bancada do Dragão. É verdade que a amostra é reduzida, mas o contexto da estreia e a atitude demonstrada não podem ser desvalorizados. Nem sequer o peso dos 10 milhões de euros desestabilizou a sua exibição – sinais de um jogador com capacidade para voos altos.
Ao vivo









































