Jogada10
·25 de setembro de 2026
Estudo inédito revela jogadores mais superestimados do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·25 de setembro de 2026

Um estudo inédito cruzou o valor de mercado e o desempenho em campo dos 100 jogadores com mais partidas pelo Brasileirão nas últimas três temporadas para identificar quais são os atletas com a maior discrepância entre o valor de mercado atribuído a eles e a performance na prática. O goleiro Hugo Souza, do Corinthians e da Seleção Brasileira, apareceu como o jogador mais superestimado do Brasileirão.
O estudo, realizado pelo “Bolavip Brasil”, primeiramente mapeou os 100 jogadores com mais partidas do Campeonato Brasileiro desde 2024 até 31 de agosto deste ano. Em seguida, checou o valor de mercado de cada um dos atletas no site especializado “Transfermarkt”. Posteriormente, levantou a nota média de cada um desses jogadores no período em partidas válidas pelo Brasileirão no site “Sofascore”.

Hugo Souza é o goleiro mais caro, mas com piores notas no estudo – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Com os dados, e considerando as diferenças de valores de mercado e de notas que jogadores de diferentes setores do campo possuem (atacantes tendem a ter valores de mercado e notas de avaliação maiores), foram criados índices de valor de mercado e de performance para cada jogador. Quanto maior a discrepância entre o índice de valor de mercado e o índice de performance, mais o jogador é superestimado.
O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, apareceu na primeira posição. Ele é o goleiro mais caro do estudo, porém suas atuações foram as piores avaliadas entre os 11 goleiros contemplados na análise.
Na segunda colocação aparece Vitinho, do Botafogo. O lateral-direito é o terceiro lateral mais valioso do Brasileirão, entre os 16 que o estudo analisou. Mas, em termos de performance, foi o que recebeu a pior nota média desde 2024.
Mauricio, do Palmeiras, completa o pódio. Entre os nove meias ofensivos considerados no estudo, ele é o que possui o maior valor de mercado. Entretanto, quando o assunto é atuação, detém o terceiro pior desempenho.
Entre os 100 jogadores analisados, nove conseguiram índices de valor de mercado e de performance iguais e, dessa forma, aparecem valorizados na mesma proporção em que produzem dentro de campo.
São eles: Tomás Cuello (atacante do Atlético-MG), Rafael (goleiro do São Paulo), Yago Pikachu (atacante do Remo), Luciano Juba (lateral-esquerdo do Bahia), Edenilson (meia do Botafogo), Rodrigo Garro (meia do Corinthians), Bruno Gomes (lateral-direito do Internacional), Savarino (meia do Fluminense) e Léo Ortiz (zagueiro do Flamengo).
1º Hugo Souza (Corinthians) – diferença entre valor e performance: 0,909
2º Vitinho (Botafogo) – diferença entre valor e performance: 0,688
3º Mauricio (Palmeiras) – diferença entre valor e performance: 0,667
4º Léo Jardim (Vasco) – diferença entre valor e performance: 0,636
5º Rony (Santos) – diferença entre valor e performance: 0,5
6º Alan Franco (Atlético-MG) – diferença entre valor e performance: 0,5
7º Jean Lucas (Bahia) – diferença entre valor e performance: 0,478
8º Hércules (Fluminense) – diferença entre valor e performance: 0,478
9º Álvaro Barreal (Santos) – diferença entre valor e performance: 0,471
10º Vitinho (Internacional) – diferença entre valor e performance: 0,471







































