Jogada10
·21 de agosto de 2025
Estudo mostra como a Kings League virou fenômeno com a ‘geração Z ‘

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·21 de agosto de 2025
O InstitutoZ, em parceria com a Furia, divulgou o estudo “Dopamina League: a ascensão da Kings League entre as novas gerações”. A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em todo o Brasil e revelou como a liga espanhola, que estreou no país em 2024, rapidamente se consolidou como um fenômeno esportivo e de entretenimento entre as gerações Z e Alpha.
Um dos dados mais relevantes mostra que 74% dos fãs assistem às partidas enquanto interagem nas redes sociais. Além disso, 78% da Geração Z afirmam acompanhar, ao menos de forma ocasional, conteúdos produzidos pelos jogadores e influenciadores fora das competições. Entre os formatos preferidos estão bastidores e momentos de humor (54%), participações de influenciadores e celebridades (50%), melhores momentos (48%) e as regras diferenciadas da liga (48%).
O estudo também destacou os números expressivos da primeira edição brasileira. Afinal, foram 38,2 milhões de horas assistidas e pico de 1,9 milhão de espectadores simultâneos, confirmando a força de um consumo multicanal e interativo.
Para Luiz Menezes, fundador da Trope, a Kings League entendeu de forma precisa a lógica de engajamento da nova geração:
“Kings League é sobre POV e cultura de fandom. Você pode assistir do ponto de vista que quer, participar das discussões e interagir com streamers e presidentes de times. O torcedor impacta a vida do clube, deixando de ser apenas espectador para se tornar agente ativo da narrativa.”
Kings League teve grande audiência no Brasil – Foto: Mauricio Rummens/Divulgação
Outro fator apontado pela pesquisa como decisivo para o sucesso da liga é a presença de streamers e criadores de conteúdo como donos de equipes. Afinal, isso amplia o vínculo emocional e digital com o público. Essa integração entre esporte, entretenimento e interação online transforma a Kings League em uma experiência social em sintonia com a forma como as novas gerações consomem futebol.