Jogada10
·06 de agosto de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·06 de agosto de 2024
Foi duro, mas as meninas dos EUA, tetracampeãs olimpícas, avançaram para mais uma final. Nesta terça-feira (6), em Lyon, as norte-americanas venceram a Alemanha na prorrogação por 1 a 0, após 0 a 0 no tempo normal, e garantiram sua sexta final em oito edições de futebol feminino nos Jogos Olímpicos.
Assim, os EUA podem enfrentar o Brasil na final da competição, já que a Seleção Brasileira entra em campo ainda nesta terça para buscar sua terceira final. Será contra a Espanha, em Marselha, a partir das 16h (de Brasília).
EUA e Alemanha fizeram jogo duro por vaga na final da Olimpíada – Foto: ARNAUD FINISTRE/AFP via Getty Images
Favorita a avançar à final, a seleção norte-americana era quem tomava conta das ações, ainda que sem criar chances de maior perigo no primeiro tempo. Sabendo disso, a Alemanha apostava, então, nos contra-golpes velozes. Mas a zaga norte-americana refutava as principais chegadas alemãs.
A melhor chance dos Estados Unidos foi aos 16′ da etapa final. Swanson disparou, driblou a goleira Berger, mas foi fominha. Sem ângulo, ela tinha duas companheiras livres na área, mas optou pelo chute, errando o alvo.
Deu tempo também de Smith botar a bola na rede, aos 35′. A atacante, porém, estava claramente impedida, com o VAR entrando em ação para anular o que seria o único gol do tempo normal.
Mas ela viria a se redimir. Afinal, marcou o gol da classificação estado-unidense à final. Foi aos 5′ do primeiro tempo da prorrogação, após assistência sensacional de Swanson. A camisa 11 recebeu na entrada da área e, na saída da goleira, tocou por cima, com qualidade, para fazer o gol da vaga. Praticamente no último lance, deu tempo de Naeher fazer um milagre com os pés e salvar os EUA dos pênaltis.
Jogadoras dos EUA comemoram gol que as levou à final da Olimpíada – Foto: ARNAUD FINISTRE/AFP via Getty Images
Os EUA conquistaram a medalha de ouro em quatro oportunidades na modalidade: em 1996 (na primeira edição do futebol feminino), em 2004, 2008 e 2012. Ganhou, também, a medalha de prata em 2000 e a de bronze em 2020 (disputada em 2021, em Tóquio).
Podem enfrentar na final, então, a Espanha, que disputa a semifinal pela primeira vez entre as mulheres, ou o Brasil. A nossa Seleção tem duas medalhas – ambas de prata -, em 2004 e 2008. As brasileiras também perderam três vezes a disputa pelo bronze; em 1996, 2000 e 2016.
Semifinal do futebol feminino nos Jogos Olímpicos Paris-2024 Data e horário: quarta-feira, 06/08/2024, às 13h (de Brasília) Local: Parc Olympique Lyonnais, em Lyon (FRA) EUA: Naeher; Fox, Girma, Davidson (Sonnett, intervalo) e Dunn (Nighswonger, intervalo para a prorrogação); Coffey, Horan (Albert, intervalo para a prorrogação), Rodman, Lavelle (Williams, 14’/2ºT) e Swanson (Krueger, 6’/2ºT da prorrogação); Smith. Técnico: Emma Hayes. ALEMANHA: Berger; Gwinn, Hendrich, Hegering (Bibi, 34’/2ºT) e Rauch (Doorsoun-Khajeh, intervalo da prorrogação); Brand, Lohmann (Senss, intervalo para a prorrogação), Minge e Buhl; Anyomi (Freigang, 24’/2ºT) e Nusken. Técnico: Horst Hrubesch (interino). Gols: Smith, aos 5’/1ºT da prorrogação (1-0) Árbitra: Bouchra Karboubi (MAR) Cartões Amarelos: Hegering, Brand (ALE)
Ao vivo