Jogada10
·19 de novembro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·19 de novembro de 2023
Portugal cumpriu o seu objetivo neste domingo (19/11), na última rodada do Grupo J das Eliminatórias da Euro. No Estádio José Alvalade, em Lisboa, entrou em campo contra a Islândia buscando encerrar a sua participação com campanha 100%. E conseguiu: 2 a 0, gols de Bruno Fernandes e de Ricardo Horta. Assim, fecha a sua participação classificadíssimo para a fase final da Euro em primeiro do grupo, com 30 pontos, (dez jogos e dez vitórias), 36 gols a favor e dois contra. Eficácia notável e sua melhor participação em eliminatórias deste torneio.
Além de Portugal, a Eslováquia, com 22 pontos, ficou em segundo lugar e também com vaga direta à fase final da Euro-2024, que será na Alemanha. Luxemburgo (17), Islândia (10), Bósnia (9) e Liechtenstein (zero) completaram o grupo.
Ricardo Horta (à direita) conclui a sobra do chute de Cristiano Ronaldo e faz Portugal 2 a 0 – Foto: Patrícia de Melo Moreira/ AFP via Getty Images
Portugal veio com time alterado ao que venceu Liechtenstein na rodada passada. Atuando em casa, no Estádio Alvalade, do Sporting, Portugal deitou e rolou. Não construiu placar maior por causa da imperícia nos arremates. Afinal, com 74% de posse e 23 finalizações contra seis dos islandeses, sair de campo com apenas 2 a 0 no placar mostra que o time não estava com eficaz na hora H. Ainda assim, foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, um belo chute da entrada da área de Bruno Fernandes, aos 36 minutos. O astro do Manchester United vibrou muito. Afinal, deixou o dele no estádio do Sporting, o clube que o projetou.
No segundo tempo , aos 21, veio o segundo gol. Cristiano Ronaldo (outro formado no Sporting) entrou livre, mas chutou em cima do goleiro Valdirmasson. Só que a sobra ficou com Ricardo Horta, que tocou para o gol vazio. Nos 20 minutos finais, Portugal tentou a todo custo municiar Cristiano Ronaldo, que briga pela artilharia com o belga Lukaku (14 a 10). Mas quem quase marcou foi a Islândia, uma bola na trave. Fim de jogo e Portugal, impecável. Que venha a Euro-2024!
Ao vivo