Zerozero
·16 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 de dezembro de 2024
O Comité Executivo da UEFA aprovou, esta segunda-feira, na Suíça, um prémio de 41 milhões de euros, antes do sorteio da fase final do Euro Feminino que irá acontecer em 2025. Em relação ao valor de 2022 existiu um aumento de 156 por cento, sendo que as jogadoras vão receber uma percentagem das recompensas pela primeira vez.
Quanto aos pagamentos de benefícios aos clubes, que vão disponibilizar as atletas para disputar a competição, vão aumentar para seis milhões de euros. Já as recompensas maiores são o reflexão do trabalho contínuo que a UEFA tem tido, com o crescimento do futebol feminino em toda a Europa, com mil milhões de euros comprometidos para o desenvolvimento o jogo entre o presente ano civil e 2030.
Recorde-se que em 2022 as associações apenas receberam um valor de 16 milhões de euros, sendo que no próximo ano vai ser muito mais que o dobro e cinco vezes mais do que em 2017, onde apenas receberam oito milhões de euros.
Para além disso, as 16 seleções presentes vão receber uma taxa de participação fixa de 1,8 milhões de euros para se classificarem para a fase final, o que irá representar 70 por cento do prémio total. Os 30 por cento que sobram, dizem respeito ao bónus de desempenho.