Esporte News Mundo
·05 de outubro de 2025
Ex-árbitro aponta erro em lance polêmico e afirma que clube foi prejudicado no clássico

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·05 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
O São Paulo perdeu por 3 a 2 para o Palmeiras neste domingo (5), no MorumBIS, em clássico válido pela 27ª rodada do Brasileirão. Luciano e Gonzalo Tapia marcaram para o Tricolor, enquanto Vítor Roque, Flaco López e Ramón Sosa anotaram para o Alviverde, que conquistou uma virada histórica após estar perdendo por 2 a 0.
Além do resultado, a arbitragem de Ramon Abatti Abel foi alvo de fortes críticas por parte da torcida são-paulina e também de especialistas. O ex-árbitro e comentarista Paulo César de Oliveira afirmou que o Tricolor foi claramente prejudicado em um pênalti não marcado no início do segundo tempo, quando ainda vencia por dois gols de diferença.
Aos seis minutos da etapa final, Cédric Soares avançou pela direita e acionou Luciano, que cruzou para Tapia. O chileno foi derrubado por Allan dentro da área, em um lance sem bola. A arbitragem considerou o lance como um “choque normal”, mesmo após checagem do VAR. Para PC Oliveira, no entanto, a decisão foi equivocada.
“Para Paulo César de Oliveira, foi pênalti. É a opinião do nosso especialista de arbitragem: pênalti para o São Paulo, mas o Ramon Abatti Abel mandou seguir”, disse o narrador Paulo Andrade durante a transmissão.
Outro momento destacado por PC foi uma entrada forte de Andreas Pereira em Marcos Antônio. O volante palmeirense atingiu o adversário com a sola da chuteira, mas recebeu apenas cartão amarelo.
“Para Paulo César de Oliveira, era lance de expulsão de Andreas Pereira pela entrada por cima da bola em Marcos Antônio. Na opinião do PC, era jogada para cartão vermelho, pelo menos para o VAR chamar o árbitro para revisar o lance”, completou Paulo Andrade. Nas redes sociais, torcedores de times rivais também criticaram a decisão da arbitragem, classificando o lance como mal-intencionado. Um torcedor do Flamengo comentou: ‘O que aconteceu no Morumbi foi um dos maiores assaltos da história. Eu não lembro de ter visto uma partida como essa’, escreveu, demonstrando indignação.
Com o resultado, o São Paulo perdeu a chance de encostar no G-6 e viu o Palmeiras se consolidar na parte de cima da tabela. A atuação da arbitragem promete seguir rendendo debates nos próximos dias.