
Central do Timão
·30 de outubro de 2025
Ex-auxiliar de Tiago Nunes detalha bastidores da passagem do treinador pelo Corinthians em 2020

In partnership with
Yahoo sports
Central do Timão
·30 de outubro de 2025

Kelly Guimarães, ex-auxiliar do técnico Tiago Nunes, concedeu entrevista exclusiva à ESPN Brasil e detalhou os bastidores da passagem do treinador no Parque São Jorge entre janeiro e setembro de 2020. Atualmente, Nunes é treinador da LDU, do Equador, que enfrenta o Palmeiras na noite desta quinta (30), pela partida de volta das semifinais da Libertadores, no Allianz Parque. Os equatorianos venceram o primeiro jogo na altitude por 3 x 0.
Após a passagem pelo Corinthians, Tiago Nunes comandou Grêmio, Ceará e Botafogo no futebol brasileiro, além do Sporting Cristal, do Peru, e Universidad Católica, do Chile. O ex-auxiliar de Tiago Nunes também relatou a falta de valorização dos treinadores brasileiros em seu próprio país, relembrando um episódio vivido durante a passagem no Parque São Jorge.

Foto: Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians
“Todo treinador passa por isso (sentir falta de ser valorizado). Tem muito estrangeiro bom no Brasil, cara bom, mas a gente no meio acompanha e eles não estão fazendo nada diferente do que muitos brasileiros fazem. Mas quando estrangeiro faz é de outro mundo, e o brasileiro faz e às vezes não é valorizado.”
Ele prosseguiu: “Vi uma vez um treinador estrangeiro, em dia de jogo à noite, fazendo trabalho pela manhã para tirar os jogadores dessa questão de ficar o dia inteiro deitado no hotel. Fez movimentação no campo, e no outro dia vi falarem que revolucionou o futebol. Em 2020 fomos fazer isso no Corinthians, conversamos com os jogadores, fizemos movimentação. Saiu no outro dia na imprensa e quase mataram o Tiago. É assim que funciona. O que o estrangeiro faz é muito mais valorizado do que o brasileiro já está fazendo”, iniciou.
Posteriormente, Kelly Guimarães – hoje no Wellington Phoenix, da Nova Zelândia – relembrou outros trabalhos com Tiago Nunes também no Athletico-PR, Grêmio e Ceará, ressaltando a qualidade do profissional.
“O Tiago é um cara muito estudioso. Embora tenha cabelos brancos e pareça mais experiente, é muito novo (45 anos). E, embora seja novo, está há algum tempo no futebol, ralou já bastante. Ele é um cara que já vivenciou muito o futebol. O grande diferencial dele é saber passar por todas as situações dentro de um clube, um campeonato. É muito inteligente, estudiossíssimo.”
“Ele conhece futebol, respira futebol, tem uma leitura de jogo muito boa. Esse talvez seja o diferencial da carreira dele. Claro que ainda vai agregar outras coisas, mas para mim o diferencial é a leitura de jogo. Quando eu passei a trabalhar com o Tiago, conheci um nível de organização diferente. É muito organizado, muito detalhista. Nossa rotina era de respirar o futebol. Chegávamos de manhã, fazíamos reunião pré-treino para discutir o que pretendíamos alcançar na sessão de treinamento, elaborávamos no dia anterior o que seria abordado. A gente ia para o campo muito organizado”, finalizou.
Ao todo, Tiago Nunes comandou o Corinthians em 27 jogos, sendo nove vitórias, 10 empates e oito derrotas – 32 gols marcados e 27 sofridos – 46% de aproveitamento. Em 2020, o treinador foi finalista do Campeonato Paulista e foi derrotado nos pênaltis para o Palmeiras, no Allianz Parque, na final. Na fase de grupos, o Alvinegro conquistou a classificação para o mata-mata na última rodada, após uma combinação de resultados.
Tiago Nunes foi demitido do Corinthians em setembro de 2020, depois de um mau início da equipe no Brasileirão daquele ano. O último jogo aconteceu contra o Palmeiras, no qual o Alvinegro foi superado por 2 x 0, em Itaquera, pelas primeiras rodadas da competição nacional.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































