Esporte News Mundo
·16 de outubro de 2025
Ex-Barcelona é demitido após não classificar seleção para a Copa

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·16 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
O ex-atacante Patrick Kluivert foi demitido da Indonésia e não comandou mais a seleção asiática. Sua passagem durou, ao todo, nove meses, mas o holandês não resistiu à eliminação da seleção das Eliminatórias Asiáticas.
Os indonésios foram eliminados na quarta fase, ficando sem a vaga para a repescagem continental e não alcançaram a meta de disputar sua primeira Copa do Mundo como um país independente. A seleção ficou na terceira posição no Grupo A, ficando atrás do Iraque e da Arábia Saudita, que ficou com a vaga direta.
A única vez que o país participou de um mundial foi no ano de 1938, quando a Copa foi disputada na França. No entanto, o país ainda era uma colônia e se chamava Índia Orientais Holandesas.
Kluivert assumiu o cargo no começo do ano após a demissão do sul-coreano Shin-Tae-yong, com a missão de montar uma seleção forte e que pudesse ir ao Mundial de 2023. O principal argumento utilizado pela federação do país foi que o holandês ajudaria a naturalizar mais jogadores.
Sob seu comando, os indonésios caíram de produção após um bom começo com o antigo técnico e ficaram na quarta colocação do Grupo C, tendo três vitórias, três empates e quatro derrotas. Além disso, sofreu duas goleadas: 6 a 0 para o Japão e 5 a 1 para a Austrália.
Contando com uma seleção com muitas naturalizações de jogadores holandeses, Kluivert conseguiu a quarta colocação e a vaga para a quarta fase. No entanto, a Indonésia veio a ser derrotada por Arábia Saudita e Iraque, sendo eliminada.
O ex-atacante de equipes como Ajax e Barcelona se aposentou em 2008 e passou por diferentes cargos. Ele tinha sido técnico de Curaçao e também foi assistente de Seedorf durante sua passagem pela seleção camaronesa, e esse foi seu quarto trabalho como técnico.