MundoBola Flamengo
·29 de novembro de 2025
Ex-Flamengo e Palmeiras, Alex se esquiva de palpite na final da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·29 de novembro de 2025

Hoje treinador e ex-jogador com passagens por Flamengo e Palmeiras, finalistas da Libertadores, Alex teve dificuldades para palpitar sobre o vencedor da decisão neste fim de semana. De relações positivas com os dois lados, o ex-meia preferiu não apontar um favorito, mas garantiu que estará na audiência da partida.
Formado no Coritiba, Alex deixou o Coxa para atuar no Palmeiras, em 1997, e ficou por lá até 2000 — quando acabou emprestado para o Flamengo. A estadia no Mais Querido durou pouco, apenas 12 jogos em meio à bagunça da época, mas deixou um carinho que o ex-jogador mantém até hoje.
Ao analisar a partida, porém, Alex disse ver o Flamengo em momento levemente melhor. O que não significa tanto assim, segundo ele, já que o Palmeiras teria como especialidade ignorar turbulências e desempenhar. Assim, o cenário para a final fica completamente em aberto.
"O palpite, vou ficar te devendo [risos]. O momento do Flamengo é um pouquinho melhor, devido a esse último período do Palmeiras na Copa do Brasil, mas se tem uma equipe que pode chegar num período conturbado e isso não interferir em nada, esse time é o Palmeiras", destacou Alex ao "ge".
Para embasar a opinião sobre o que virá, Alex também relembrou alguns episódios já ocorridos no passado. Um deles foi a fatídica bola perdida por Andreas Pereira na final de 2021; apesar de ter feito bom jogo, o atleta entregou o título para o rival e ficou marcado pelo erro.
"Na última decisão entre Palmeiras e Flamengo, o Andreas fazia um jogo espetacular, teve uma bobeira, o Deyverson roubou e fez o gol a favor do Palmeiras. Então, esse detalhe vai sorrir para o lado rubro-negro ou alviverde. E aí, vai depender muito dos jogadores", pontuou.
E essa necessidade de fortalecer o lado individual também apareceu na Libertadores de 2019, mas a favor do Flamengo. Na ocasião, Gabigol fez dois gols seguidos e virou o jogo nos últimos minutos, com o segundo aproveitando falha da defesa do River Plate.
"Eu falo dessa questão da inspiração no momento dos atletas, porque as últimas decisões foram assim. O Flamengo perdia o título para o River, o zagueiro dá uma titubeada e o Gabigol aproveita", analisou.
Por fim, Alex ressaltou que a tônica do jogo será um embate direto de ideias entre os treinadores, Filipe Luís e Abel Ferreira. No entanto, voltou a ressaltar que a individualidade dos jogadores pode desbalancear esse cenário, principalmente em uma partida com equipes de níveis tão iguais.
"É um jogo que o Abel vai ter as ideias dele, o Filipe as dele. Vão se confrontar muito, um jogo muito detalhado entre ambos. Mas a inspiração, um possível erro, o acontecimento do jogo, é do atleta. Um nível maior de agressividade, de assertividade, um jogador que tire um coelho da cartola num drible, num lance, vai definir a favor do Flamengo ou do Palmeiras", finalizou Alex.
A partida entre Flamengo e Palmeiras está marcada para este sábado (29), no Monumental de Lima, no Peru. A bola rola a partir de 18h (horário de Brasília), e o vencedor será coroado o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores na história.









































