Esporte News Mundo
·19 de setembro de 2025
Ex-Inter, Grêmio e Seleção anuncia aposentadoria

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·19 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Mário Fernandes anunciou sua aposentadoria nesta sexta-feira (19) por meio de uma publicação nas redes sociais. O ex-lateral-direito representou a seleção russa na Copa do Mundo de 2018 e atuou por clubes como Grêmio, CSKA, Internacional e Zenit, equipe que deixou em junho de 2024. O anúncio foi divulgado em uma postagem feita pela esposa do jogador, Maryanna.
– Hoje oficialmente estou encerrando minha carreira como jogador profissional de futebol. Obrigado Senhor Jesus, seria impossível se não fosse o senhor – escreveu o jogador.
Mário Fernandes atuou pelo CSKA de 2012 a 2022. Quando deixou o clube moscovita, em maio de 2022, após o início da Guerra na Ucrânia, ainda tinha dois anos de contrato restantes. Segundo o jogador, o vínculo havia sido suspenso para que ele retornasse ao Brasil.
Após um período afastado dos gramados, acertou com o Internacional no começo de 2023. No entanto, não se adaptou ao futebol brasileiro e disputou apenas cinco partidas pelo Colorado, deixando o clube em abril do mesmo ano.
Mário Fernandes tentou retomar o contrato com o CSKA, mas o clube não demonstrou interesse. Por isso, acabou assinando por um ano com o rival Zenit, fazendo declarações com certo ressentimento em relação à antiga equipe. Ele deixou o Zenit em meados de 2024 e desde então estava sem atuar.
O jogador começou sua trajetória no Grêmio depois de se destacar nas categorias de base do São Caetano, equipe de sua cidade natal. Porém, ainda em 2009, antes mesmo de estrear pelo time profissional, Mário Fernandes deixou Porto Alegre. Foi encontrado dias depois em Jundiaí, interior de São Paulo, e retornou ao Grêmio para continuar o promissor início de sua carreira no futebol.
Depois de começar como zagueiro e se consolidar como lateral-direito no Tricolor, Mário Fernandes chamou atenção da seleção brasileira. Em 2011, porém, houve outro episódio de ausência: convocado pelo técnico Mano Menezes, não se apresentou à Seleção para disputar o Superclássico contra a Argentina, que seria realizado em Belém. Na época, a decisão foi totalmente pessoal. Anos mais tarde, ele acabaria atuando por outra seleção, mas não pela brasileira.
O desempenho no Grêmio o levou ao CSKA, na Rússia, onde também obteve sucesso. O reconhecimento europeu permitiu que Mário Fernandes se naturalizasse russo e passasse a defender a seleção do novo país. Ele participou da Copa do Mundo de 2018, marcando um gol nas quartas de final e, ao mesmo tempo, desperdiçando um pênalti na disputa contra a Croácia.
Ao vivo