Jogada10
·04 de junho de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·04 de junho de 2024
Um ex-jogador famoso com passagens marcantes por Grêmio, Cruzeiro, Vitória e Flamengo liderou um grupo de cerca de 20 voluntários que, em menos de um mês, coordenou o uso de 11 helicópteros e mobilizou mais de R$ 5 milhões para ajudar nas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, ele envolveu a contratação de transporte aéreo e a compra de suprimentos. A informação é do ‘ge’.
Aposentado desde março deste ano, o ex-jogador tem vivido no estado por causa da esposa que é natural da cidade de Guaíba, que fica perto de Porto Alegre. Aliás, as doações estão sendo feitas com ajuda de 11 helicópteros, todos partindo da capital e realizando cerca de 30 voos por dia cada um. O custo dos deslocamentos é de R$ 9 mil.
De boné, camisa branca e óculos, Marcelo Moreno vem ajudando o Rio Grande do Sul Foto: Reprodução / Redes Sociais
O ex-jogador é Marcelo Moreno, que também é ídolo da seleção da Bolívia. Desde o início das enchentes, na primeira semana de maio, Moreno liderou a distribuição de alimentos, água, materiais de higiene e medicamentos.
Além disso, ele mesmo coordenou o transporte de bolsas de sangue para transplantes em situações de urgência. O grupo registrou uma movimentação de 50 toneladas de alimentos por dia.
As doações alcançaram não apenas a capital gaúcha, mas também cidades como Canoas, Lajeado, Estrela, Eldorado, São Jerônimo, Progresso e Charqueadas. Isso porque as intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul afetaram 475 dos 497 municípios do Estado, resultando em 172 mortes. Atualmente, há 579.457 desalojados e 37.154 pessoas abrigadas.
O ex-jogador tem 36 anos e decidiu se aposentar em 2024. Com dupla nacionalidade, o jogador disputou quatro Copas América pela Bolívia e se tornou ídolo do país, sem nunca ter jogado profissionalmente por lá. Além dos times brasileiros já citados, o ex-atacante jogou no Werder Bremer, Shaktar Donetsk, Cerro Porteño, Independiente Del Valle e também no futebol chinês.