Ex-lateral comenta passagem apagada pelo profissional do Corinthians e relembra encontro com Ronaldo | OneFootball

Ex-lateral comenta passagem apagada pelo profissional do Corinthians e relembra encontro com Ronaldo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·03 de dezembro de 2025

Ex-lateral comenta passagem apagada pelo profissional do Corinthians e relembra encontro com Ronaldo

Imagem do artigo:Ex-lateral comenta passagem apagada pelo profissional do Corinthians e relembra encontro com Ronaldo
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O ano de 2009 ficou marcado pelo ressurgimento do Corinthians no futebol brasileiro após o período na Série B. Em um movimento de impacto, o clube anunciou a contratação de Ronaldo Fenômeno que foi memorável tanto para torcedores quanto jogadores do próprio elenco.

Um deles foi o lateral-esquerdo Bruno Bertucci, então destaque das categorias de base do Alvinegro Paulista, que foi integrado ao elenco profissional naquela temporada. Em entrevista concedida ao ge.globo, o ex-jogador relembrou como foi treinar com o ídolo corinthiano.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Ex-lateral comenta passagem apagada pelo profissional do Corinthians e relembra encontro com Ronaldo

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

“Pegar na mão do homem foi embaçado, me tremi inteiro porque era o Ronaldo. O via no Fifa, jogava videogame com o cara, e depois estar junto treinando no dia a dia foi uma das minhas maiores conquistas como desportista. Treinei, vivi e joguei em um time que teve Ronaldo Fenômeno”, disse.

Apesar de ter integrado o elenco campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, o lateral revelado no Terrão e vencedor da Copinha naquele mesmo ano não conseguiu se firmar no Corinthians, atuando apenas quatro vezes. Sem espaço no time comandado por Mano Menezes, passou por diversos empréstimos para clubes de menor expressão antes de seguir para mercados alternativos na Europa.

“Acredito que eu poderia ter tido uma oportunidade melhor no Corinthians para mostrar mais meu futebol. Mas eu também poderia ter tido mais confiança. Quando eu subi para o profissional fiquei muito tímido. Se eu tivesse sido a mesma pessoa que fui na base, poderia ter vingado no Corinthians e conquistado times melhores na Europa. Não me arrependo, mas eu tinha potencial para jogar em times grandes.”, comentou Bruno Bertucci.

Atuando na Suíça e no Azerbaijão, Bertucci chegou a receber cerca de US$ 30 mil por mês. Enriquecido, porém inexperiente, perdeu o dinheiro ao fazer investimentos precipitados. Anos depois, viveu o momento mais difícil da carreira ao ser flagrado no doping enquanto jogava a Série A3 do Paulista, encerrando sua trajetória nos gramados após ser suspenso por dois anos pelo STJD.

Bertucci ingressou na universidade para estudar educação física e, buscando complementar a renda e voltar a viver o ambiente do futebol, aceitou um estágio na Ronaldo Academy, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, recebendo R$ 12,50 por hora. A experiência como professor na escolinha acabou abrindo portas: atualmente, ele administra duas escolas de futebol em São Bernardo do Campo, o Nacional da Vila Vivaldi e a B. Bertucci Soccer Academy.

Durante sua carreira, passou por São Caetano, Bragantino, Grasshopper (SUI), Neftchi Baku (AZE), Portuguesa, Caldense e Atibaia, além do Corinthians. Os títulos de seu currículo foram: Copa São Paulo de Futebol Júnior (2009), Campeonato Paulista (2009) e Copa do Brasil (2009) pelo Corinthians, uma Primeira Liga do Azerbaijão (2012-2013) e uma Copa do Azerbaijão (2012-2013).

Saiba mais sobre o veículo