Ex-meia e ídolo do Corinthians ressalta importância do futsal para formação de atletas | OneFootball

Ex-meia e ídolo do Corinthians ressalta importância do futsal para formação de atletas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·28 de novembro de 2025

Ex-meia e ídolo do Corinthians ressalta importância do futsal para formação de atletas

Imagem do artigo:Ex-meia e ídolo do Corinthians ressalta importância do futsal para formação de atletas
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Após um mês polêmico, com a categoria correndo risco de congelamento na categoria profissional, o time de futsal do Corinthians venceu o Campo Mourão e garantiu vaga na grande final da Liga Nacional de Futsal (LNF). Antes da bola rolar, o ídolo Ricardinho, que foi multicampeão com o Timão no futebol de campo, falou da importância do esporte.

Sou fã do futsal, cria do futsal, onde joguei 11 anos. Comecei com sete e joguei quase até os 18 anos de idade. Até que, no último ano, eu era júnior (no caso sub-20 hoje) e jogava futsal ainda. Era um planejamento que, na época, o Paraná Clube tinha do futsal com o campo. Então, eu tive esse privilégio, por isso sou fã. Continuo afirmando que a melhor escola para as crianças de desenvolvimento é o futsal. Lá você consegue ter todas as valências necessárias, principalmente gestos técnicos, que muitas vezes num campo, quando a criança é muito pequena, num campo maior, a repetição, que é onde aprende, ela é muito menor”, iniciou o ex-jogador em entrevista à LNF TV.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Ex-meia e ídolo do Corinthians ressalta importância do futsal para formação de atletas

Foto: Reprodução/LNF TV

“No futsal, não. Você pega uma criança de 7, 8, 9, 10 anos… vai fazer um trabalhinho coletivo, um trabalho de chute a gol. O acesso a bater no gol, a força que ainda é limitada… O desenvolvimento até de envolvimento com o jogo, tanto na marcação quanto no deslocamento para receber a bola. Se você bobear, você toma o gol. Então, isso, para a criança, desenvolve todas as ações necessárias. O domínio tem que ser próprio, tem que ser… tem que ser bom, porque senão o adversário rouba a bola. Finalização precisa, o passe bem feito, deslocamento para receber a bola. Então, tudo isso que um atleta profissional de futsal e de futebol necessita para chegar no alto nível. Você tem um desenvolvimento quando você é pequeno nas categorias de base do futsal”, completou o agora comentarista.

Apesar das declarações de Osmar Stabile, o Corinthians decidiu manter o futsal ativo para mais uma temporada, visto que o clube pode ser campeão dos dois principais torneios desta temporada: LNF e Paulista. No ano que vem, existe a chance da Libertadores acontecer no Ginásio Wlamir Marques, o que culminaria na participação alvinegra na competição.

Contudo, em meio à essa decisão, a diretoria estuda paralisar as atividades da equipe de basquete ao fim da atual temporada, prevista para o meio do ano que vem. Segundo Osmar Stabile, as modalidades que conseguirem patrocínio e autossuficiência, seguirão ativos. Caso contrário, serão desativados para cortar custos.

Veja mais:

Imagem do artigo:Ex-meia e ídolo do Corinthians ressalta importância do futsal para formação de atletas

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo