Zerozero
·11 de novembro de 2025
Ex-Sporting recorda Amorim: «Desde o primeiro jogo em Portugal, nunca mais tirou os olhos de cima de mim»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·11 de novembro de 2025

Atualmente a recuperar de uma lesão no tendão de Aquiles contraída ao serviço do Dynamo Moskva, Arthur Gomes recordou, no podcast da ESPN, Futebol no Mundo, o momento em que Ruben Amorim lhe confessou ter ficado convencido pelas suas qualidades.
«Ruben Amorim disse que me queria lá [no Sporting]. Afirmou que, desde o meu primeiro jogo em Portugal, nunca mais tinha tirado os olhos de cima de mim. A minha estreia foi precisamente contra o Sporting», enquadrou o antigo extremo dos leões.
«Quando cheguei, no primeiro dia, Ruben chamou-me à sala dele e disse: "Vou puxar por ti todos os dias, exigir muito, és uma aposta minha". Encheu-me de elogios e deu-me muita confiança», acrescentou, antes de recordar a estreia na Liga dos Campeões, na qual anotou o segundo golo dos leões frente ao Tottenham.
«Estava em êxtase, só feliz de já estar no banco na Champions. O Amorim chama-me, eu vou e quase ninguém percebeu que eu ia entrar, por causa da euforia no estádio. Nem a minha esposa», descreveu: «Foi incrível!»
No entanto e após uma época bem conseguida em Alvalade, Arthur Gomes recebeu a notícia de que Amorim lhe havia dado guia de marcha, embora continuasse a apreciar as suas caraterísticas.
«Quando a temporada acabou, Ruben chamou-me e disse que contava comigo. Explicou como ia jogar e a minha posição. Estava feliz no Sporting», enquadrou novamente: «Fui de férias e recebi uma chamada do diretor do clube, que me informou que o Ruben Amorim tinha mudado de ideias e ia alterar a tática. Disse-me que eu era um jogador que precisava de jogar e que não me via no banco. Na hora, foi um choque.»
Após representar o Sporting em 2021/22, Arthur Gomes deixou os verde e brancos com 38 jogos, três golos e quatro assistências, tendo rumado ao Cruzeiro a troco de três milhões de euros.









































