Papo na Colina
·14 de dezembro de 2025
Ex-Vasco anuncia aposentadoria aos 35 anos

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·14 de dezembro de 2025

Campeão da Copa do Brasil pelo Vasco em 2011, o volante Rômulo anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol profissional aos 35 anos. A decisão foi tomada após o rebaixamento do Retrô à Série D do Campeonato Brasileiro, ao fim da temporada de 2025.
Em entrevista ao Portal Agora ED, o agora ex-jogador afirmou que pretende aproveitar mais a vida pessoal e dedicar tempo à família após duas décadas dedicadas ao futebol.
“Neste ano de 2025, no final da temporada, estou encerrando a carreira. Agora é aproveitar um pouco a vida, a família, ficar perto dos filhos. Foram 20 anos de carreira, e agora vamos aproveitar um pouco da vida”, declarou Rômulo.
Natural de Picos, no sul do Piauí, Rômulo iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Porto-PE. Posteriormente, transferiu-se para o Vasco, onde se profissionalizou em 2010 e se consolidou como titular na histórica campanha do título da Copa do Brasil de 2011, conquistado sobre o Coritiba.

Romulo posa ao lado da Copa do Brasil de 2011, conquista da qual fez parte com a camisa do Vasco — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama
Carreira internacional e Seleção Brasileira
Após se destacar no futebol brasileiro, Rômulo seguiu para o Spartak Moscou, onde disputou a Liga dos Campeões da Europa. Um dos momentos mais marcantes da passagem pelo clube russo foi o gol marcado contra o Barcelona, de Lionel Messi, no Camp Nou.
O volante também teve passagens pela Seleção Brasileira. Em 2012, integrou o elenco que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, sendo derrotado pelo México na final. Pela equipe principal, marcou um gol contra a Argentina em amistoso preparatório para a competição olímpica.
Além de Vasco e Spartak Moscou, Rômulo também vestiu as camisas de Flamengo, Grêmio, Shijiazhuang Ever Bright, da China, e Retrô.
Última temporada
Em 2025, Rômulo disputou sua terceira temporada pelo Retrô. Ao todo, foram nove partidas somando Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe pernambucana terminou a Série C na vice-lanterna, com 14 pontos, resultado que culminou no rebaixamento à Série D.

Rômulo, volante da Seleção nas Olímpiadas de Londres, 2012 — Foto: Bruno Marinho
Perfil de Rômulo
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Ao vivo









































